MENSAGEM DE DOM ANTONIO TOURINHO NETO, PELO FALECIMENTO DO MONSENHOR JOSÉ DE SOUZA NEIVA

"Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá...

... e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente.” (Jo 11, 25-26).

A todos os diocesanos da Diocese de Cruz das Almas e pessoas da sociedade cruzalmense que partilham conosco a dor da perda do Monsenhor Neiva.

Estamos profundamente entristecidos pela notícia do falecimento do querido Padre Neiva. Apesar do Reverendo Monsenhor ter gozado do privilégio da longevidade, cento e três anos de idade, sempre nos é custoso a separação de uma pessoa querida.

Padre Neiva foi um sacerdote coluna mestra no Recôncavo Baiano. Incansável evangelizador que não se poupou para que o Reino de Deus fosse introduzido nos corações dos fiéis. Homem de coragem e de comprovada perseverança.

Quando aqui cheguei, a convite de Dom Murilo Krieger, para visitar a nova Diocese de Cruz das Almas que me foi confiada, a primeira casa que entrei foi a residência paroquial da Matriz do Bom Sucesso, no intuito de conhecer o famoso Padre Neiva. Ao encontrá-lo, ele me disse com solenidade e reverência: “Seja bem-vindo, Senhor Bispo, o senhor era esperado há muito tempo.”

Monsenhor Neiva deixa para a história da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e para a história da Diocese de Ruy Barbosa relevantes serviços prestados: Exerceu a docência no Seminário Menor, em Itaparica; foi pároco em Baixa Grande; Macajuba; Itaberaba; Ruy Barbosa; Mairi; Ipirá; Lençóis; Andaraí; Sapeaçu e outras. Nomeado Cônego Honorário da Catedral de Ruy Barbosa e em 6 de março de 1966 passou a ser o pároco de Cruz das Almas. Mais tarde foi nomeado Cônego da Catedral Metropolitana e Primacial de Salvador e, em 1973, recebeu o título honorífico de Monsenhor. Tornou-se, ainda, Membro do Conselho Presbiteral de Salvador e Vigário Episcopal da 4ª Região Pastoral, nomeado pelo então Arcebispo de Salvador, Cardeal Dom Lucas Moreira Neves.

Resta-nos acompanhá-lo agora com nossas orações, em sufrágios da sua alma, para que o querido e inesquecível Monsenhor descanse em paz, na presença de Deus, por quem viveu na dedicação total aos irmãos e irmãs. Que seu exemplo seja imitado e sua memória se perpetue em nossa Diocese e na cidade de Cruz das Almas.

Dom Antonio Tourinho Neto

Bispo da Diocese de Cruz das Almas