Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação é reaberta após restauração

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, após dois anos fechada, foi entregue completamente restaurada à população de Santo Amaro em cerimônia realizada nesta segunda-feira (7) pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Prefeitura de Santo Amaro e Diocese de Cruz das Almas.

A solenidade contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Antônio Tourinho Neto, do Arcebispo Primaz de São Salvador da Bahia, Dom Murilo Krieger, do Padre Raimundo Mário Santana, do Monsenhor Walter Jorge Pinto Andrade, da Presidente do IPHAN Kátia Bogéa, do Superintendente Bruno Tavares, do Prefeito de Santo Amaro, Flaviano Bomfim, dentre outras autoridades.

Considerado um dos principais registros da evolução da arquitetura religiosa brasileira, o monumento foi contemplado pelo programa PAC das Cidades Históricas do Governo Federal, por meio do IPHAN, um investimento de aproximadamente 10 milhões de reais. Além da reforma integral do prédio, com destaque para a recuperação estrutural do telhado e da pintura da nave, a intervenção no templo restaurou a maioria do acervo de bens móveis e integrados inventariados. Entre eles, a imagem da Nossa Senhora da Purificação, padroeira da cidade.

A infraestrutura de funcionamento e de segurança do templo foi modernizada, com a criação de espaços administrativos e a instalação de um novo sistema de combate e prevenção de incêndio e de monitoramento por câmeras. O monumento também recebeu equipamentos de acessibilidade, como elevador e rampas, que garantirão o acesso universal da população à Igreja mais antiga no território da Diocese.

No dia 27 de outubro às 10 horas será realizada uma Solene Celebração Eucarística pela reabertura da Igreja.

Confira o registo da Pascom Purificação: