top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Dom Antonio Tourinho entrega relatório da primeira Visita Pastoral

Atualizado: 18 de abr. de 2023



Durante reunião realizada na Cúria Diocesana, na manhã desta sexta-feira (14), Dom Antonio Tourinho Neto apresentou o relatório final da Visita Pastoral realizada no mês de março na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Cruz das Almas. O relatório foi oficialmente entregue ao Pároco, Pe. Jurandir da Silva Paz, que estava acompanhado do diácono Washington Murilo e de representantes do Conselho Pastoral Paroquial (CPP).


Segundo Dom Tourinho, o relatório representa a realidade vigente da Paróquia cujas informações foram recolhidas em diversas reuniões e registradas em atas durante o tempo da visita. O documento elaborado pelo Bispo observa o contexto sócio pastoral da Paróquia e detalha recomendações que devem ser colocadas em prática. "Providencias sejam tomadas para o bem da Paróquia e em favor da ação pastoral, evangelizadora e missionária do povo de Deus a partir das conclusões registradas no relatório", exortou o Bispo.


O Padre Jurandir Paz falou da expectativa de colocar em prática tudo que foi sugerido e destacou o cunho missionário da visita. "Foi um tempo muito rico, um forte momento de evangelização e animação missionária das nossas comunidades", afirmou.


Para o Diácono Washington, a Visita foi uma experiência muito positiva. "Foi a primeira vez que aconteceu a visita pastoral com um bispo residente em nossa Paróquia, mais próximo da nossa comunidade, isto fez desse momento ainda mais especial e com certeza contribuirá muito em nossa missão evangelizadora".


Dom Tourinho orientou que as conclusões da Visita Pastoral cheguem ao conhecimento dos membros do CPP e dos outros interessados das comunidades e dos movimentos eclesiais, de acordo com o que diz respeito a cada um. Pediu que uma cópia do relatório seja arquivada na chancelaria da cúria e no arquivo da secretaria paroquial.


Sobre a Visita Pastoral


A Vista Pastoral constitui-se em momento privilegiado de contato do Bispo com o povo santo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor, com a preciosa colaboração do presbitério.


Esta foi a primeira Visita Pastoral de Dom Antonio Tourinho como Bispo da Diocese de Cruz das Almas. A Visita aconteceu de 19 a 26 de março, com duração de uma semana, e oportunizou o Bispo Diocesano conhecer as comunidades Tabela, Tesoura, Poções, Areal, Ana Lúcia e Sapucaia.


Neste período o Bispo realizou visitas aos enfermos, idosos e instituições filantrópicas como a Associação Pestalozzi e a Santa Casa de Misericórdia. Foram realizadas diversas celebrações, encontros com a dimensão familiar, missionária, litúrgica e juvenil, reuniões com os membros do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP), Conselho Paroquial para Assuntos Econômicos (CPAE), coordenadores das comunidades eclesiais e com os diversos grupos, pastorais e movimentos.


Novas Visitas


Como parte das comemorações do jubileu de 5 anos da Diocese o Bispo Diocesano realiza uma série de visitas em 2023. De 7 a 14 de maio será realizada a Visita Pastoral da Paróquia São José, na Coplan, em Cruz das Almas. Em setembro, 17 a 24, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Sapeaçu, acolherá a terceira visita. No Mês de novembro ocorrerá a quarta visita do ano, porém, ainda não foi definida a Paróquia.


78 visualizações

Comments


bottom of page