top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Diocese de Cruz das Almas celebra Missa dos Santos Óleos

Atualizado: 12 de abr. de 2023



A Missa dos Santos Óleos também conhecida como a Missa da Unidade, aconteceu na manhã desta Quinta-Feira Santa (6), na Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Cruz das Almas. Todo Clero diocesano reuniu-se em torno do seu Bispo para concelebrar a unidade da igreja e renovar os votos sacerdotais.


No inicio da celebração, Dom Tourinho anunciou que o Papa Francisco elevou o Padre Antônio Rebouças Santana, Vigário Geral da Diocese, ao título honorífico de Monsenhor Capelão de Sua Santidade. Padre Antonio foi acolhido com um abraço fraterno de Monsenhor José Oliveira.


Na homilia, Dom Tourinho falou que esta missa expressa o sinal de comunhão dos presbíteros com o seu bispo.


Ao falar sobre a espiritualidade dos padres, o bispo proferiu que os sacerdotes diocesanos tem a sua espiritualidade própria, sendo Jesus, o Bom Pastor o modelo por excelência de toda a ação sacerdotal.


Após a homilia, os sacerdotes renovaram as suas promessas sacerdotais professadas no dia da ordenação, reafirmando assim, o compromisso com a Igreja de Cristo e de fidelidade ao bispo diocesano.



O Bispo Diocesano abençoou os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrou o óleo do crisma. As porções foram entregues aos padres para serem utilizados durante todo o ano na prática dos sacramentos dos fiéis.



Neste ano jubilar, dos 5 anos de implantação da Diocese de Cruz das Almas, a celebração foi marcada com as entregas do primeiro plano de Pastoral Diocesano e da carta de pastoral.




O plano de pastoral foi elaborado com a participação e colaboração de todo o clero, religiosos, fiéis leigos de todas as paroquias e comunidades eclesiais.



O momento final da celebração foi marcada com homenagens, e o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) fez a entrega das lembranças para todo o clero.


Confira a matéria em vídeo.






328 visualizações

Comentarios


bottom of page