• Pascom Diocesana

Convocados pelo Bispo Diocesano, líderes se reúnem para discutir Ação Pastoral


Na manhã deste sábado, dia 28 de abril, aconteceu no Centro Paroquial da Catedral o primeiro encontro dos líderes das diversas pastorais, movimentos e serviços da Diocese de Cruz das Almas. A reunião foi conduzida pelo Padre Jurandir Paz e presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antonio Tourinho Neto. Estiveram presentes clérigos, religiosas e leigos que assumem responsabilidades na ação evangelizadora e missionária em nossa Igreja Particular.


Reunião de Pastoral Diocesana

Dom Tourinho apresentou a Pastoral de Conjunto ou Orgânica segundo a visão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para 2015-2019, abordando especialmente o aspecto da Igreja sinodal que tanto o Papa Francisco exorta.

"Para que a Pastoral de Conjunto ou Orgânica aconteça em nossa Diocese de Cruz das Almas faz-se necessário que nos organizemos em conselho diocesano de pastoral; assembleias pastorais diocesanas; foranias; assembleias paroquiais; conselhos pastorais paroquiais... Pois, desejamos uma Igreja sinodal, isto é, que caminha em conjunto, escutando uns aos outros". Afirmou o Bispo Diocesano.


Dom Antonio Tourinho Neto - Bispo Diocesano

Dom Tourinho apresentou como Palavra motivadora para este momento de organização da ação pastoral na Diocese o texto extraído dos Atos dos Apóstolos 13, 47: "ESTA É A ORDEM QUE O SENHOR NOS DEU: 'EU TE COLOQUEI COMO LUZ PARA AS NAÇÕES, PARA QUE LEVES A SALVAÇÃO ATÉ OS CONFINS DA TERRA'. "

A Diocese que acaba de nascer, com apenas três meses de ereção, será Luz pautando sua ação evangelizadora e missionária através de uma ação pastoral segundo as Diretrizes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: "Evangelizando, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo".

Falando ainda sobre a pastoral de Conjunto ou Orgânica, Dom Tourinho deixou claro que: “O objetivo da Pastoral de Conjunto não é padronizar as pastorais nem desfigurar a variedade dos dons, carismas e serviços presentes nas comunidades, pois a busca da unidade não abafa a criatividade nem a ação do Espírito Santo. Cada grupo ou movimento eclesial, com sua espiritualidade e objetivos específicos, coloca-se em sintonia com as metas que a Igreja diocesana como um todo deseja alcançar. Assim se configura a espinha dorsal, na qual fraternalmente se equilibram os membros do Corpo de Cristo, que é a Igreja, dispostos a caminhar numa perspectiva da pastoral orgânica”.


No final do encontro ficou deliberado que haverá uma próxima reunião com o Bispo, o Coordenador de Pastoral e os vigários forâneos para definição dos próximos passos na composição deste importante Conselho.

0 visualização
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.