• Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Convocados pelo Bispo Diocesano, líderes se reúnem para discutir Ação Pastoral

Na manhã deste sábado, dia 28 de abril, aconteceu no Centro Paroquial da Catedral o primeiro encontro dos líderes das diversas pastorais, movimentos e serviços da Diocese de Cruz das Almas. A reunião foi conduzida pelo Padre Jurandir Paz e presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antonio Tourinho Neto. Estiveram presentes clérigos, religiosas e leigos que assumem responsabilidades na ação evangelizadora e missionária em nossa Igreja Particular.

Reunião de Pastoral Diocesana

Dom Tourinho apresentou a Pastoral de Conjunto ou Orgânica segundo a visão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para 2015-2019, abordando especialmente o aspecto da Igreja sinodal que tanto o Papa Francisco exorta.

"Para que a Pastoral de Conjunto ou Orgânica aconteça em nossa Diocese de Cruz das Almas faz-se necessário que nos organizemos em conselho diocesano de pastoral; assembleias pastorais diocesanas; foranias; assembleias paroquiais; conselhos pastorais paroquiais... Pois, desejamos uma Igreja sinodal, isto é, que caminha em conjunto, escutando uns aos outros". Afirmou o Bispo Diocesano.

Dom Antonio Tourinho Neto - Bispo Diocesano

Dom Tourinho apresentou como Palavra motivadora para este momento de organização da ação pastoral na Diocese o texto extraído dos Atos dos Apóstolos 13, 47: "ESTA É A ORDEM QUE O SENHOR NOS DEU: 'EU TE COLOQUEI COMO LUZ PARA AS NAÇÕES, PARA QUE LEVES A SALVAÇÃO ATÉ OS CONFINS DA TERRA'. "

A Diocese que acaba de nascer, com apenas três meses de ereção, será Luz pautando sua ação evangelizadora e missionária através de uma ação pastoral segundo as Diretrizes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: "Evangelizando, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo".

Falando ainda sobre a pastoral de Conjunto ou Orgânica, Dom Tourinho deixou claro que: “O objetivo da Pastoral de Conjunto não é padronizar as pastorais nem desfigurar a variedade dos dons, carismas e serviços presentes nas comunidades, pois a busca da unidade não abafa a criatividade nem a ação do Espírito Santo. Cada grupo ou movimento eclesial, com sua espiritualidade e objetivos específicos, coloca-se em sintonia com as metas que a Igreja diocesana como um todo deseja alcançar. Assim se configura a espinha dorsal, na qual fraternalmente se equilibram os membros do Corpo de Cristo, que é a Igreja, dispostos a caminhar numa perspectiva da pastoral orgânica”.

No final do encontro ficou deliberado que haverá uma próxima reunião com o Bispo, o Coordenador de Pastoral e os vigários forâneos para definição dos próximos passos na composição deste importante Conselho.