top of page
Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Tríduo Pascal em família: Paulus Editora oferece conteúdos para a «Igreja doméstica»

"As presentes circunstâncias privam-nos das habituais celebrações com o povo, deixando a possibilidade de o fazermos privadamente e obedecendo às regras sanitárias em vigor. Mas também abrem campo a outras formas de oração, que devemos incrementar. Assim acontece com a oração em família, verdadeira “Igreja doméstica”, especialmente quando se une para rezar": é com estas palavras que o cardeal-patriarca de Lisboa introduz o livro “Tríduo Pascal em família”, da autoria do P. Ricardo Figueiredo.



"A possibilidade de seguir as celebrações de Quinta-feira Santa a Domingo de Páscoa pelos meios de comunicação e pela internet pode ser reforçada «com a oração em família, lembrando também os que a não têm e rezando pelos que estão na primeira linha do combate à pandemia", acentua D. Manuel Clemente.


A obra em formato digital, com acesso direto a cânticos, serve "para ajudar os católicos portugueses a viver este tempo de privação do conforto da celebração comunitária e da escuta eclesial da Palavra, e, mais importante que tudo o resto, a comunhão sacramental", assinala o autor.


Cada família é convidada a ter um “cantinho da oração”: com um Crucifixo, uma imagem de Nossa Senhora, imagens de outros santos de devoção e uma vela. É costume cada família ter este espaço já preparado. Se não houver, esta é uma boa oportunidade de instituir este espaço», anota o P. Ricardo Figueiredo.


O sacerdote sugere que «nas casas nas quais há crianças pequenas, podem juntar-se outros elementos, ou pode mesmo convidar-se as crianças a pintar algum episódio dos evangelhos ou a imagem de algum santo».


"Cada dia do Tríduo é composto pela introdução, cânticos, uma ou mais leituras bíblicas proclamadas na celebração, propostas de questionamentos para a partilha entre os membros da família, reflexões e sugestões para «viver o dia em oração".


Este “presente” da Paulus é a indicação do Dom Antonio Tourinho Neto para que os fiéis da Diocese de Cruz das Almas possam celebrar em família o Tríduo Pascal neste tempo de isolamento social em que não há possibilidade de todos participarem da liturgia da Semana Santa nas igrejas.


Aqui você tem o link para acessar o conteúdo.






95 visualizações
bottom of page