top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Tempo Quaresmal é celebrado com motivações da Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade 2023 inicia nesta Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, dentro do tempo quaresmal da Igreja no Brasil. Formações, momentos de reflexão, divulgação do tema e iniciativas de sensibilização em vista da superação da fome no Brasil são algumas das ações realizadas.


Com o tema: Fraternidade e Fome. E o lema: "Dai-lhes vós mesmo de comer" extraído do evangelho segundo Mateus 14,16, a CF2023 tem o objetivo de proporcionar aos cristãos católicos a vivencia da espiritualidade quaresmal com reflexões das realidades sociais que nos cercam, levando-nos a ações concretas de caridade fraterna.


O Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2023 propõe despertar o espírito de caridade e de compromisso que deve estar presente em todos que querem ser discípulos de Jesus e incentiva nossas comunidades a assumir, a exemplo do Mestre Jesus, suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil.


Na Diocese de Cruz das Almas, cada paróquia dá início à Campanha da Fraternidade na na Celebração da Quarta-feira de Cinzas, introduzindo os fiéis nos exercícios quaresmais.


Para melhor mobilização e aprofundamento de tema proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, a Diocese promoverá no dia 25 de fevereiro o Seminário da Campanha da Fraternidade, no Colégio Sacramentinas em Cacheira, com a participação do clero, religiosos(as) e dos fiéis leigos das paróquias que serão os multiplicadores em suas comunidades das iniciativas e ações propostas no Seminário.




A Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).


A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes: 1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; 2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; 3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.


Coleta Nacional da Solidariedade

Todos os anos, no Domingo de Ramos, é realizada entre os fiéis uma coleta financeira que é destinada a diversos projetos sociais da Igreja no Brasil.

A coleta da Campanha este ano será no dia 22 de abril. Realizada como um dos gestos concretos de conversão quaresmal, esta coleta tem proporcionado um bem imenso no cuidado para com os pobres.

Ao percorrermos o itinerário da Campanha que nossos irmãos nos prepararam, possamos continuar seguindo Cristo, caminho, verdade e vida (Cf. Jo 14,6).


Site da CF23

11 visualizações

Comments


bottom of page