Te Deum é celebrado na Matriz de Cachoeira repetindo feito desde 1822
- Diocese de Cruz das Almas
- 26 de jun.
- 1 min de leitura
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário em Cachoeira sediou mais uma vez o Te Deum em comemoração à conquista da batalha que culminou com a independência da Bahia e posteriormente do Brasil.

O ato de louvor a Deus foi realizado pela primeira vez em 25 de junho de 1822 presidido pelo Padre Francisco de Almeida após Dom Pedro de Alcântara ser proclamado regente do Brasil.
A celebração deste 25 de junho de 2025 foi presidida pelo Padre Hélio Vilas-Boas, vigário da Forania 1 da Diocese de Cruz das Almas e contou com a presença do Padre Antonio Carlos Lucas da Trindade, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e dos diáconos Alan Bacelar e Jerry Queiroz.
O Governador do Estado, Jeronimo Rodrigues, a Prefeita Municipal de Cachoeira, Eliana Gonzaga e grande número de autoridades políticas, civis e religiosas bem como visitantes, paroquianos e membros da imprensa baiana de rádio e TV estiveram presentes no ato religioso.
25 de junho é considerada Data Magna em Cachoeira devido ao feito histórico na luta pela independência e há 18 anos, simbolicamente a cidade se torna por 1 dia, capital da Bahia.
Fotos: Robert Sampaio