top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Solenidade de Corpus Christi é celebrada em toda a Diocese

Atualizado: 1 de jun.

A Igreja celebra a Solenidade de Corpus Crhisti, grande festa litúrgica, sempre na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade. Este ano, a soleniadde aconteceu no dia 30 de maio, sendo celebrada por toda a Igreja de forma muito honrosa e solene. Nesta festa todos os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.



Na Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Bom Sucesso, a celebração foi presidida pelo bispo, Dom Antonio Tourinho Neto, às 8h, em seguida houve procissão solene. A celebração foi concelebrada pelo Cura da Catedral, Pe. Jurandir Paz; os diáconos permanentes Washington e Hélio serviram na celebração, assim como, o diácono permanente, Luiz Henrique, esteve cerimoniando.


Houve a participação de grande número de fiéis, que participaram da Santa Missa de forma piedosa e atenta. O bispo, Dom Antonio, exortou a comunidade, durante a homilia, sobre a importância de participar da celebração de hoje e, também, do grande significado que esta solenidade tem para cada um de nós, onde celebramos e meditamos sobre o mistério da Santíssima Eucaristia.


Na Santa celebração de Corpus Crhisti, o Santíssimo é transladado pelas ruas da cidade. Essa é a única vez no ano em que esse translado acontece.


Tudo é feito com muito zelo e piedade para que se possa contemplar a magnitude deste ato, em que a Santíssima Eucaristia, corpo de Cristo, é colocada no ostensório e, assim, levado pelas mãos ungidas do Sacerdote por toda a cidade. É previsto pela liturgia que o ostensório seja levado sob o pálio como sinal de distinção e honra, durante toda a procissão.


Para esta solene procissão são preparados tapetes, feitos a mão, onde o Sacerdote que conduz o Santíssimo Sacramento passa sobre eles. Isso pretende demonstrar grande reverência, uma forma de expressar amor e, assim, honrar a Nosso Senhor. Uma bela tradição de nossa Igreja.


Ao final, o Sacerdote da a benção e despede o povo, após a belíssima celebração vivenciada por todos os fiéis.


Confira a seguir os registros das Paróquias celebrando a Solenidade de Corpus Christi.


Paróquia Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso


Fotos: Pascom Bom Sucesso


Paróquia São José


Fotos: Pascom São José

Área Pastoral São Roque da Chapadinha


Paróquia Nossa Senhora da Conceição


Fotos: Pascom Nossa Senhora da Conceição


Paróquia Nossa Senhora da Conceição


Fotos: Pascom Nossa Senhora da Conceição


Paróquia São João Batista


Fotos: Pascom João Batista


Paróquia Nossa Senhora do Rosário