• Pascom Diocesana

Memorial dedicado ao Padre Voador é inaugurado no Santuário de Frei Galvão



Na manhã desta segunda-feira (5), foi inaugurado pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), em parceria com a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, o Memorial em homenagem ao Padre Bartholomeu Lourenço de Gusmão, conhecido como o Padre Voador, pelo seu invento, o balão (aeróstato). O Memorial está instalado na Vila de Belém, local onde o religioso realizou as primeiras experiências com o Balão de ar quente, considerado um dos inventos mais importantes da tecnologia mundial.


A inauguração contou com a presença do Cônego Hélio Vilas-Boas, do idealizador do memorial, engenheiro Adinoel Motta Maia, de representantes do IGHB, dos vereadores de Cachoeira, Ana Cristina e Leonardo Boaventura, além de estudantes, professores, moradores da comunidade.


Segundo o Pe. Hélio, o objetivo é disseminar a memória do cientista. “Esse novo equipamento constitui um registro histórico, geográfico e religioso, além de instrumento de apoio à pesquisa e estudo tecnológico e científico para a população da região, turistas e estudiosos de todo o Brasil”, avaliou.


O memorial está instalado no mezanino do Santuário de Frei Galvão, os painéis, que narram a trajetória de vida, acadêmica e religiosa do inventor, poderão ser visitados diariamente, durante as atividades do Santuário.


O Balão


O aeróstato foi apresentado publicamente, há 310 anos, na Sala das Embaixadas do Palácio Real, em Lisboa. Foi a primeira vez no mundo, em demonstração pública, que um objeto elevou-se no ar movido pelo calor. Ao promover a primeira ascensão aerostática do mundo, Bartolomeu de Gusmão, passou a figurar na galeria dos imortais da ciência e ganhou o apelido de Padre Voador.

21 visualizações
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.