• Pascom Diocesana

Sábado de Aleluia: Fiéis celebram vitória do Cristo Ressuscitado

Atualizado: 23 de Abr de 2019


A celebração da Vigília também foi marcada pelo Batismo de 43 jovens e adultos



O Bispo de Cruz das Almas, Dom Antonio Tourinho Neto, presidiu neste Sábado de Aleluia, 20 de abril, na Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso, a Missa da Vigília Pascal. A celebração é considerada parte da liturgia da Páscoa da Ressurreição. “Esta é a noite principal entre todas as noites onde o céu exulta e os anjos cantam triunfantes, pois é anunciada a vitória de um Rei ressuscitado”, disse Dom Tourinho.


A vigília começou com a liturgia da luz, no adro da Igreja, com a Bênção do fogo Novo. Dom Tourinho aplicou os cravos no Círio Pascal e o acendeu para entronizar na Catedral. Os fiéis acenderam suas velas na chama do Círio e também entraram no templo. “O Círio Pascal aceso simboliza a coluna de fogo que guiava Israel. No livro do Êxodo está escrito que, quando Israel estava fugindo dos egípcios, Deus colocou à frente deles uma coluna de fogo e a noite se tornou como o dia. Assim como o povo de Israel foi guiado pela coluna de fogo, nós também entramos na Igreja tendo à nossa frente a coluna de fogo. Esta coluna de fogo é Cristo, luz do mundo”, explicou o Bispo.


Com as luzes da Igreja apagadas, o Círio foi introduzido e colocado em local de destaque no presbitério. Após a entrada, o Diácono Washington Murilo proclamou a Páscoa do Senhor.


Na reflexão, Dom Tourinho pediu aos fiéis que sejam portadores da alegre notícia: “Ele Ressuscitou! Ele não está mais no sepulcro. Ele agora está vivo e ressuscitado no meio de nós. Quando a morte bater à nossa porta, seja a morte física ou a morte do pecado, tenhamos a certeza de que assim como Ele ressuscitou dos mortos para a glória do Pai, nós também com Ele ressuscitaremos”.



Após a homilia, teve início a Liturgia Batismal com o Batismo de 43 catecúmenos, entre jovens e adultos. Os fiéis também renovaram as Promessas Batismais e foram aspergidos com água benta.


A Vigília Pascal é marcada por leituras, cânticos e salmos e faz parte do Tríduo Pascal, que teve início com a Missa do Lava-pés na Quinta-Feira Santa, quando Jesus institui a Eucaristia. A celebração iniciou com a Liturgia da Luz, seguido da Liturgia da Palavra, do Batismo e da Eucaristia.




69 visualizações
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.