top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Realizada a 6ª Assembleia Diocesana de Pastoral na Diocese de Cruz das Almas


Nos dias 10 e 11 de novembro, o Centro de Treinamento de Líderes (CTL) Dom Helder Câmara acolheu a 6ª Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Cruz das Almas. O encontro reuniu aproximadamente 100 pessoas, incluindo padres, diáconos, religiosas e representantes das paróquias, movimentos, pastorais e serviços.



A abertura da Assembleia foi marcada pela Reunião do Conselho Pastoral, onde foram apresentadas e discutidas propostas de ação para as urgências pastorais e as suas dimensões missionárias. Cada forania trouxe contribuições alinhadas com o Plano de Pastoral da Diocese, que serviu como guia para as discussões.


Durante o encontro, cujo tema norteador foi "Ide vós também para a minha vinha", título da primeira Carta Pastoral de Dom Antonio Tourinho Neto, foram aprofundadas questões importantes para a implementação do Plano de Pastoral lançado em 2023.


Marcada por trocas de ideias e experiências entre os participantes, a Assembleia proporcionou um ambiente para traçar o rosto pastoral, missionário e evangelizador da Diocese e também para firmar a amizade entre todos os fiéis que compõem a comunidade diocesana.



O Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, expressou sua satisfação com a participação e o engajamento dos presentes. "A Assembleia Diocesana é um momento ímpar de reflexão e planejamento conjunto. É importante a união entre nós, a comunhão suscita a unidade e a unidade é geradora de Jesus em meio. Gosto de uma frase que diz: ver junto é bom, mas ver junto e em conjunto é melhor ainda", afirmou o Bispo.


Além das discussões centrais, a Assembleia também reservou momentos para celebrações litúrgicas, orações e momento fraterno com o jantar comemorativo pelos 5 anos da Diocese.


Ao encerrar a 6ª Assembleia Diocesana de Pastoral, os participantes expressaram otimismo em relação ao futuro das atividades pastorais na região, destacando a importância do trabalho conjunto para o fortalecimento da missão da Igreja no Recôncavo Baiano.


A Assembleia foi concluída com a entrega da Cruz missionária à Paróquia São Bartolomeu, onde serão realizadas as santas missões populares em outubro de 2024.



Texto: Mário Jorge

Fotos: Diácono Alan Bacelar





93 visualizações

Comments


bottom of page