• Pascom Diocesana

Programação das missas de quarta-feira de cinzas em Cruz das Almas



A Quarta-feira de Cinzas, no dia 2 de março, marca o início do Tempo Quaresmal e a abertura da Campanha da Fraternidade da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. É o momento em que os cristãos são chamados ao jejum, reflexão conversão oração e caridade.


As Paróquias da sede da Diocese se programaram para atender os fiéis em diversos horários na quarta-feira de Cinzas. Confira os horários das Missas:


Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso

Horários: 6h, 8h, 17h e 19h


Paróquia São José

Matriz- 7h30 e 19h

Pumba- 9h30

Embira- 11h

Boca da Mata II- 15h30



Área Pastoral São Roque

Engenho de São João- 8h30

Tuá- 10h

Vapor- 17h

Chapadinha- 19h


Quarta-feira de Cinzas


A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja; dia que marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.

A intenção desse sacramental é nos levar ao arrependimento dos pecados, é fazer-nos lembrar que não podemos nos apegar a esta vida, achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. É uma ilusão perigosa. A morada definitiva é o céu.


Campanha da Fraternidade 2022

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, na Quarta-feira de Cinzas, 2 de março, a Campanha da Fraternidade de 2022, com o tema: “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

A abertura oficial ocorrerá com a divulgação de um vídeo às 10h, com pronunciamentos dos membros da presidência da CNBB e convidados. Será possível acompanhar o vídeo por meio das redes sociais da entidade (Youtube e Facebook) e emissoras de televisão de inspiração católica. A abertura virtual, assim como a do ano passado, deve-se à escolha da CNBB, como forma de prevenção à Covid-19.


Quaresma

A Quaresma, como prática obrigatória, foi instituída no século IV, mas, desde sempre, os cristãos se preparavam para a Páscoa com oração intensa, jejum e penitência. O número de 40 dias tem um significado simbólico-bíblico: 40 são os dias do dilúvio, da permanência de Moisés no Monte Sinai, das tentações de Jesus. Guiados por esse tempo e pelas práticas – como que guiados por uma bússola –, buscamos os tesouros da fé para crescer no seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.


0 comentário