• Pascom Diocesana

Posse Canônica do novo Pároco da Paróquia São Pedro do Monte, em Muritiba

Atualizado: 6 de abr.



Na alegria de receber um novo pastor, os fiéis da Paróquia São Pedro do Monte, em Muritiba, lotaram a Praça Matriz para participar da Santa Missa de Posse do novo Pároco, Josevaldo Carvalho, na tarde deste último sábado (2). A Solene Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto e concelebrada por alguns padres.

Contou com a presença de diáconos, familiares, amigos, autoridades locais, paroquianos e fiéis das paróquias onde o Padre Josevaldo exerceu seu ministério sacerdotal.

Homilia

Durante a homilia, ao se dirigir ao novo pároco, Dom Antonio deu cinco conselhos: "Deixa-te ser guiado e conduzido pelo Espírito Santo; Neste primeiro ano do seu pastoreio escute muito e fale o necessário; Observe mais e age menos, deixe quem quiser pensar que o senhor é lento; Ame a todos, o senhor é enviado pelo Bispo para amar a todos, sem fazer distinção de ninguém e o quinto e último conselho, faz da Paróquia toda ela missionária, sempre em estado permanente de saída.


Esses conselhos foi para que Pe. Josevaldo seja muito feliz em sua nova paróquia que também faça do seu novo rebanho um povo santo e alegre.


Rito de posse

O Bispo Dom Antonio Tourinho Neto, solicitou ao Diácono Sdney Santiago que lesse o decreto de nomeação, em seguida, foi entregue ao novo pároco que apresentou a toda comunidade paroquial.

Dando continuidade ao rito, o Padre Josevaldo fez a profissão de fidelidade.


Recebeu o livro do Evangelho, para que propague a palavra de Deus sem distinção de pessoas.

O Pároco renovou suas promessas sacerdotais e foi interrogado para que manifestasse publicamente sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia que lhe foi entregue.


O novo Pároco recebeu das mãos do Bispo alguns objetos e instrumentos para que ele possa desempenhar sua missão de pastor: A chave da igreja, a chave do sacrário, neste momento Padre Josevaldo fez um breve momento de adoração, os artigos para o batismo e por fim a estola roxa.



Agradecimentos

Ao final da Missa, o novo pároco recebeu homenagens dos paroquianos e depois ele leu uma mensagem para a comunidade recordando a sua caminhada de fé na cidade muritibana e lembrou do Monsenhor José de Oliveira: "Do seu jeito soube forjar o meu caráter sacerdotal e soube cuidar bem do seu rebanho, que no seu merecido descanso se empenhou para que o rebanho você confiado a me, um de seus filhos gerado na fé". Disse.

Ao se dirigir ao Bispo agradeceu por confiar a ele essa missão e também pelos conselhos e que conta com a ajuda, apoio e orientação de Dom Antonio.

Por fim, agradeceu aos padres e diáconos e a todo povo de Deus que se fizeram presentes na Celebração.



Padre Josevaldo

Nascido em 23 de agosto de 1971, em Muritiba-BA. Filho de Maria Aurea de Carvalho Nascimento e Miguel Arcanjo Nascimento. Ordenação sacerdotal em 09 de dezembro de 2000.

Graduado em Teologia e Filosofia pela Universidade Católica do Salvador. Graduação e Mestrado em História e Bens Culturais da Igreja pela Pontifícia Universitá Gregoriana, em Roma - Itália.

Foi Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Purificação em Santo Amaro.

Pároco da Paróquia dos Santos Cosme e Damião, na Liberdade, em Salvador.

Responsável pela Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese de Salvador e do Laboratório de Restauração da Universidade Católica.

Em 9 de dezembro de 2017 foi nomeado pelo Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, como Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso. Com a instalação da Diocese do Recôncavo, em 28 de janeiro de 2018, passou a integrar o clero da Diocese de Cruz das Almas. Foi nomeado por Sua Excelência Reverendíssima Dom Antonio Tourinho Neto, como Cura da Catedral, membro do Conselho Episcopal, Colégio dos Consultores e Chanceler da Cúria Diocesana.

É professor de Teologia na Universidade Católica do Salvador.

No dia 15 de dezembro de 2021 foi nomeado Pároco da Paróquia São Pedro do Monte em Muritiba.

Atua na área de patrimônio religioso, iconografia cristã, espaços celebrativos, restauração, arquivologia, história da Igreja e liturgia.


0 comentário