top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Pastoral Familiar participa de formação do Itinerário Catecumenal para a Vida Matrimonial

Atualizado: 20 de jul. de 2023



A Pastoral Familiar (PasFam) da Diocese de Cruz das Almas esteve representada neste final de semana (14 a 16), no Itinerário Catecumenal para a Vida Matrimonial, promovido pela Comissão Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) da Pastoral Familiar. O evento aconteceu no Aprisco do Carneirinho, em São Cristóvão-SE e envolveu grupos, movimentos e outras expressões eclesiais que trabalham na evangelização de famílias no NE3.


Os encontros formativos estão sendo realizados em diversas (Arqui)dioceses, contando sempre com a presença de membros da Pastoral Familiar da Diocese de Cruz das Almas. O primeiro encontro foi sediado na Diocese de Ilhéus de 02 a 04 de julho.


Nos dias 21 a 23 de julho o encontro será promovido na Diocese de Juazeiro.



O Itinerário foi assessorado pelo padre Crispim Guimarães, da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que proporcionou aos agentes um aprofundamento sobre a Pasfam, com momentos de formação, reflexão e espiritualidade.


As formações têm como objetivo motivar a implantação dos itinerários nas Arqui (Dioceses), em busca da formação estruturante para noivos e recém-casados.


O padre Crispim ressalta que o “Itinerário Catecumenal é uma forma personalizada de preparação das novas famílias, na qual o Papa Francisco tem insistido para que as famílias dêem frutos para a Igreja e para a sociedade”.

O material utilizado na formação foi preparado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e propõe uma metodologia renovada de preparação para o sacramento do matrimônio e para a vida conjugal.






54 visualizações

Comments


bottom of page