top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Paróquia São Pedro do Monte celebra seu Padroeiro

Atualizado: 3 de jul. de 2023




A comunidade paroquial de São Pedro do Monte, em Muritiba, celebrou na quinta-feira (29), a Festa do seu Padroeiro. A Solene Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto.


Na homilia, o Bispo explicou que a Igreja do Brasil, com autorização da Santa Sé, celebra a Solenidade de São Pedro e São Paulo no domingo, 2 de julho, dia em que os fiéis participam em número considerável das celebrações. No caso da Paróquia São Pedro do Monte, a solenidade é celebrada no dia 29 de junho, pois o primeiro Papa da Igreja é o titular patrono do município de Muritiba.


Ao falar sobre o tema da festa, Dom Tourinho explicou que foi escolhido o lema do terceiro ano vocacional: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) e relacionou com a primeira leitura da Liturgia, extraída dos Atos dos Apóstolos 3,1-10.


Segundo Dom Tourinho, olhando para a pessoa de Pedro, Apóstolo de Cristo, contemplamos a Igreja Missionária: "O príncipe dos Apóstolos com seus outros companheiros nos comunicaram o propósito da fé e nos deixaram este legado. Somos uma Igreja Apostólica e a nossa primeira vocação é Evangelizar. Se a Igreja não evangeliza ela não está cumprindo a sua função na face da terra", disse.


O Bispo prosseguiu refletindo sobre os temas de cada noite em preparação ao dia da Missa Festiva. Segundo ele, os temas conclomam os fiéis a assumirem sua missão, a colocarem os pés a caminho na urgência de uma Paróquia toda ela evangelizadora.


"Deus queira que a comunidade tenha compreendido, captado, assimilado e acolhido os temas festivos para responder a Cristo. Deus tem pressa desta comunidade, Deus tem pressa de todos aqueles que receberam o Batismo, a Crisma e comungam todos os domingos. Sejamos uma Comunidade Cristã com os corações ardendo de zelo pela fé católica", finalizou.


Ao final da celebração, o Pe. Josevaldo Carvalho agradeceu a comissão de festa 2023. Os festejos foram finalizados com a procissão que percorreu as principais ruas de Muritiba.



47 visualizações

Kommentare


bottom of page