• Pascom Diocesana

Papa Francisco nomeou o padre Dorival Souza Barreto como bispo auxiliar da Sé Primacial do Brasil



O Papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira, 4 de novembro, o padre Dorival Souza Barreto Júnior como bispo titular de Tindari e auxiliar na arquidiocese de São Salvador (BA). Até então ela exerceu a função de vigário geral da arquidiocese de Montes Claros (MG) e pároco na paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José.


Trajetória e formação


Padre Dorival Souza Barreto Júnior é filho de Dorival Souza Barreto e Maria da Conceição Chaves, nasceu aos 10 de março de 1964, em Jequié (BA). No ano de 1980, ingressou no Seminário dos Capuchinhos, em Vitória da Conquista (BA), concluindo o segundo grau no Colégio Paulo VI. Com os Frades Menores Capuchinhos residiu em Salvador (BA), concluindo o biênio filosófico na Universidade Católica do Salvador (UCSal).


Fez o noviciado em Esplanada (BA), emitindo a Profissão Simples. Iniciou o curso de Teologia na UCSal, dando continuidade ao mesmo no Instituto Superior de Teologia da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pela diocese de Jequié. Transferindo-se para Montes Claros (MG), concluiu o curso de Teologia, sendo ordenado diácono no dia 19 de julho de 1987, e presbítero no dia 10 de janeiro de 1988.


É bacharel em Teologia, licenciado em Filosofia e mestre em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico, de Roma, e doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, também de Roma.


Além de vigário, administrador paroquial e pároco em algumas paróquias da arquidiocese de Montes Claros (MG), foi chanceler, ecônomo, membro dos Conselhos Presbiteral, Econômico e Pastoral, do Colégio dos Consultores e pároco da catedral metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Montes Claros.


Até então exerceu as funções de professor de Liturgia Fundamental, no seminário arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Diamantina (MG); professor de Liturgia Fundamental, Arte Sacra, Liturgia Sacramental, Práticas Litúrgicas e Latim, no seminário maior Imaculado Coração de Maria, em Montes Claros (MG); professor de Língua e Culturas Latinas na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Montes Claros (MG); coordenador da Comissão Arquidiocesana de Arte e Bens Culturais, vice-chanceler, vigário da forania Nossa Senhora da Conceição e São José.

32 visualizações
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.