top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Papa Francisco nomeia Dom Josafá Menezes como novo arcebispo para Arquidiocese de Aracaju

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 13 de março, um novo arcebispo para a arquidiocese de Aracaju, em Sergipe. Trata-se de dom Josafá Menezes da Silva, que será transferido da arquidiocese de Vitória da Conquista, na Bahia. A presidência da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo nomeado. 




 

Saudação da CNBB a dom Josafá Menezes da Silva 

 Prezado irmão no episcopado, dom Josafá Menezes da Silva A presidência da CNBB agradece ao Papa Francisco por sua nomeação como arcebispo de Aracaju, em Sergipe. Essa mais nova missão é verdadeiramente propícia, querido irmão, para unir-nos sempre mais a todos os bispos juntamente com o Sucessor de Pedro “fundamento perpétuo e visível da unidade”, (Lumen gentium, 23).De modo especial, estimamos que na arquidiocese de Aracaju você possa ser um colaborador no cultivo da vida espiritual do povo, estimulando em seus corações a oração e o apostolado.Que exerças mais essa nova missão, com dedicação e amor. Saudamo-lhes com carinho e asseguramo-lhes nosso apoio constante, unindo-nos em  oração a fim de que “irdes e dardes fruto, e para que o vosso fruto permaneça” (Jo 15, 16).  Que Maria, Regina Apostolorum, seja sua guia neste seu novo ministério.Em Cristo, Dom Jaime Spengler  Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS Presidente da CNBB Dom João Justino de Medeiros Silva  Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO 1º Vice- Presidente da CNBB Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa  Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE 2º Vice-Presidente da CNBB Dom Ricardo Hoepers  Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF Secretário-Geral da CNBB  

Biografia e trajetória eclesial   

Dom Josafá nasceu em Salinas da Margarida, na Bahia, em 2 de janeiro de 1959. Foi ordenado presbítero em Salvador em 14 de maio de 1989. É formado em teologia na Universidade Católica do Salvador, fez especialização em Filosofia na Universidade Gregoriana de Roma, licenciatura em teologia na Pontifícia Universidade Lateranense, também em Roma, em 1999, e o doutorado em antropologia teológica nessa mesma universidade, finalizado em 2001. 


Foi reitor do Seminário Central São João Maria Vianey, na arquidiocese de Salvador, na Bahia. Em 12 de janeiro de 2005, foi nomeado bispo auxiliar da Sé Primacial do Brasil pelo Papa João Paulo II e sagrado bispo em 10 de março, por dom Geraldo Majella Agnelo. 

Em 2010 foi nomeado bispo da diocese de Barreiras, na Bahia, tomando posse em 26 fevereiro de 2011. Foi transferido para a arquidiocese de Vitória da Conquista, na Bahia, em 9 de outubro de 2019.  


No regional Nordeste 3 da CNBB foi bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso (2011-2015) e para a Pastoral da Comunicação (2015-2019), além de coordenador da Região Pastoral do Oeste da Bahia (2016-2019). 


Seu lema episcopal é Praedica verbum (Prega a Palavra), extraído da segunda Carta de São Paulo a Timóteo (2Tm 4, 2). 


Com informações da CNBB

13 visualizações

Comments


bottom of page