A Nunciatura Apostólica no Brasil informou, nesta quarta-feira, dia 12 de junho, o acolhimento do Papa Francisco ao ofício apresentado por Dom Ricardo Guerrino Brusati e a nomeação do novo bispo para a Diocese de Janaúba (MG). O Monsenhor Roberto José da Silva, atualmente reitor do Seminário Maior de Juiz de Fora (MG), foi o escolhido como bispo da diocese mineira.
Com a decisão do Papa, Dom Ricardo torna-se agora Bispo emérito. O procedimento está previsto no Código de Direito Canônico promulgado pelo Papa João Paulo II, em 1983, que prevê uma espécie de aposentadoria episcopal. O Bispo emérito fica, então, desobrigado de suas funções clericais, mas permanece no exercício de seu ministério durante toda a vida.
Dom Ricardo Guerrino nasceu na Itália, em Bellinzago, Novara, no dia 11 de abril de 1945. Chegou ao Brasil em dezembro de 1982. Iniciou seu ministério episcopal em 2002, quando foi nomeado bispo de Caetité (BA). Em 2015, foi transferido pelo Papa Francisco para a Diocese de Janaúba (MG). Seu lema episcopal é “Cantarei para sempre a misericórdia do Senhor”.
Monsenhor Roberto José da Silva
Nomeado bispo de Janaúba (MG) pelo Papa Francisco, padre Roberto José da Silva, é natural de Santos Dumont (MG). Nascido em 18 de março de 1965, estudou Filosofia no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio (Itasa), em Juiz de Fora (MG), e Teologia no mesmo Instituto. Também é formado em Pedagogia, com concentração em Orientação Educacional, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, e possui mestrado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália.
Em sua trajetória, já exerceu os cargos de diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, de 2004 a 2005; chanceler da arquidiocese de Juiz de Fora, de 2009 a 2011; administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Ibitipoca – Lima Duarte – de 2015 a 2016, entre outros encargos. Atualmente, é administrador paroquial da Paróquia Santíssimo Redentor, em Juiz de Fora, e reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, na mesma cidade.
Comments