• Pascom Diocesana

PAPA FRANCISCO ACEITA RENÚNCIA DE DOM FERNANDO MASON E NOMEIA NOVO BISPO DE PIRACICABA (SP)



Foi divulgada nesta quarta-feira, 11 de novembro, a decisão do Papa Francisco em aceitar o pedido de renúncia, por motivo de idade, apresentado pelo bispo de Piracicaba (SP), dom Fernando Mason. A Santa Sé também informou a nomeação de dom Devair Araújo da Fonseca, até então, bispo auxiliar de São Paulo (SP), como novo bispo da diocese paulista.


Dom Fernando Mason


Nascido em 21 de janeiro de 1945, em Loreggia, na Itália, dom Fernando é religioso da Ordem dos Frades Menores Conventuais, tendo feito a profissão solene em 4 de outubro de 1966. Sua ordenação sacerdotal foi em 3 de abril de 1971. As duas celebrações ocorreram na Basílica onde Santo Antônio está sepultado, em Pádua.  No ano seguinte, embarcou no porto de Gênova com destino ao Brasil, onde atuou em São Paulo e no Paraná, desempenhando diversas funções na congregação dos Franciscanos Conventuais, como superior, mestre de noviços, custódio capitular e presidente da equipe de formação da província.



Em 3 de março de 1999, foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, primeiro bispo da diocese de Caraguatatuba (SP). A ordenação episcopal e a posse na diocese aconteceram no dia 1º de maio daquele ano. Foi ordenado bispo por dom Cláudio Hummes, à época, arcebispo de São Paulo (SP), sendo consagrantes dom David Picão, bispo de Santos (SP), e dom Antonio Vitale Bommarco, arcebispo de Gorizia (Itália). Em 25 de maio de 2005, foi nomeado, pelo Papa Bento XVI, dispo diocesano de Piracicaba. No dia 24 de julho, em solene celebração na Catedral de Santo Antônio, tomou posse como 5º bispo diocesano.


Dom Devair Araújo da Fonseca


Dom Devair nasceu em Franca (SP), em 1º de fevereiro de 1968. Entrou no Seminário Maior Nossa Senhora do Patrocínio em Franca, em 1992. Cursou Filosofia no Instituto Agostiniano de Filosofia, em Franca (1992 -1994), e, Teologia no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto (SP). Foi ordenado Sacerdote em 20 de dezembro de 1998, na paróquia São Sebastião, em Franca. Fez ainda o Curso Superior de Processamento de Dados na Universidade de Franca (1987-1991); Mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2000-2002); Curso de especialização para Formadores nos Seminários na Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP).


Na diocese de Franca, foi capelão, vigário paroquial, pároco, reitor do seminário diocesano Nossa Senhora do Patrocínio e vice-reitor do seminário diocesano Nossa Senhora do Carmo. Também atuou na coordenação de pastoral, foi assessor eclesiástico de escolas de Teologia, diaconal e do “Hallel”, além de ter sido vigário forâneo.


Antes do episcopado, dom Devair também atuou como professor e exerceu os cargos de presidente e secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil no Estado de São Paulo (OSIB Sul 1). Atuou nos Cursos de Formação para Diretores Espirituais e Lectio Divina, para Formadores; de Especialização para Formadores de Seminário e Casas de Formação; e do Encontro de formação missionária para seminaristas.


Em 10 de dezembro de 2014, dom Devair foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo titular de Uzali e auxiliar da arquidiocese de São Paulo. A ordenação foi em 1º de fevereiro de 2015, em Franca. O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, foi o ordenante principal, auxiliado pelos co-ordenantes dom Paulo Roberto Beloto, bispo diocesano de Franca, e dom Diógenes Silva Matthes, bispo emérito da mesma diocese. Escolheu como lema episcopal “Electi et Sancti in Christo” (E são escolhidos em Cristo).

De 2015 a 2019, dom Devair foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. Na arquidiocese de São Paulo, é o vigário episcopal da Região Brasilândia e para a Pastoral para a Comunicação.


Fonte: CNBB

23 visualizações
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.