• Pascom Diocesana

Padroeira da Diocese é celebrada em Cruz das Almas



Nesta quarta-feira, (15), aconteceu o encerramento da Festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Padroeira da Diocese de Cruz das Almas. A Missa festiva foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, na Catedral Diocesana, concelebrada pelo Cura da Catedral, Pe. Josevaldo Carvalho, pelo Vigário Geral, Pe. Antonio Rebouças e demais padres do clero diocesano.


Na homilia, Dom Antonio Tourinho refletiu sobre o tema da festa deste ano. “Com Jesus e Maria, na Igreja, somos povo de Deus unidos pela aliança!”, relacionando com o Sínodo convocado pelo Papa Francisco." O Sínodo é justamente, fortalecer a compreensão dos fiéis do mundo inteiro que somos a Igreja do povo de Deus. O conceito de Igreja povo de Deus designa a Igreja como uma grande unidade, através da qual todos os fiéis são convocados a tomar consciência que pelos sacramentos da iniciação cristã: batismo, Crisma e Eucaristia, pertencemos a este novo povo querido por Deus e gerado por Cristo na Cruz", disse.


Ao falar sobre o título de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Dom Antonio Tourinho ressaltou a presença de Nossa Senhora aos pés da Cruz. “Aos pés da Cruz estava Maria, ela que associou a sua vida às dores de Cristo, portanto, com o Bom Sucesso de Cristo na Cruz derrotando os três inimigos de Deus: o demônio, o pecado e a morte, também esse Bom Sucesso é da mãe. Foi ela que esteve aos pés da cruz quando ninguém mais queria estar, nem os próprios discípulos. Todos foram embora, a mãe ficou de pé”, explicou.


O Bispo Diocesano ressaltou a importância de aprender com os ensinamentos de Nossa Senhora: “Caminhar sempre como povo de Deus, sem nunca desistir da comunidade cristã, a qual fomos inseridos pelo Batismo. E como povo de Deus todos prontos a nos fazermos servos obedientes como ela e a dizermos como ela: Eis os escravos do Senhor! Faça-se em nós segundo a vossa palavra.


Ao final da homilia, Dom Antonio pediu que pudéssemos orar pelo Sínodo do Bispo e pela nossa Igreja, e prosseguiu dizendo: “Oremos sem desanimar pelo Bom Sucesso do nosso município e oremos principalmente pelo Bom Sucesso dos irmãos sofredores que necessitam tanto de ressurreição diante desse tempo tão difícil de pandemia”, finalizou.


Após a Celebração Eucarística foi realizada uma carreata pelas ruas de Cruz das Almas. As principais ruas da cidade foram tomadas por féis de carros, motos, cavalos e bicicletas, todos acompanhando a imagem da Padroeira Diocesana e dos Padroeiros das comunidades paroquiais. Uma verdadeira manifestação de amor, fé e devoção à Excelsa Padroeira.


O encerramento da festa aconteceu durante a noite com uma Live Mariana, animada pelo Padre Dicarlos Monteiro e Deka dos Teclados, seguido da bênção do Santíssimo Sacramento e da queima de fogos.





Texto: Adailane Souza/ PASCOM

Fotos: Pascom Bom Sucesso


0 comentário