• Pascom Diocesana

Padre José Oliveira é elevado à dignidade de Monsenhor

No dia 30 de outubro de 2020 o Excelentíssimo e Reverendíssimo Bispo de Cruz das Almas, Dom Antonio Tourinho Neto, foi comunicado pela Nunciatura Apostólica em Brasília - representação diplomática do Vaticano no Brasil – que Sua Santidade, o Papa Francisco, conferiu o título honorífico, na condição de MONSENHOR CAPELÃO DE SUA SANTIDADE, ao Reverendíssimo Pároco da Paróquia de São Pedro do Monte em Muritiba-BA, Padre José Oliveira dos Santos, atualmente Cônego benemérito do Cabido da Sé Primacial da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. O Cônego José Oliveira dos Santos é clérigo incardinado na Diocese do Recôncavo Baiano.


O Reverendíssimo Padre José Oliveira Santos é eleito Monsenhor Capelão de sua Santidade, o Papa Francisco.

O título de Monsenhor é habitualmente concedido pelo Papa como uma honra eclesiástica a sacerdotes da Igreja Católica pelos relevantes serviços prestados à comunidade cristã.


Este título honorífico destinado ao Padre José Oliveira Santos é mais do que merecido, pois, aos 73 anos de vida e 45 anos dedicados ao ministério sacerdotal no município de Muritiba, tem se doado incansavelmente pela causa da evangelização e missão.


Padre José Oliveira, agora Monsenhor José Oliveira Santos, pela graça de Deus, foi chamado à vocação sacerdotal servindo por longos anos na Arquidiocese de São Salvador da Bahia numa desafiadora tarefa que lhe foi confiada durante décadas: Pastorear a populosa região de Muritiba e adjacências. Incansável no serviço à Igreja, o Reverendíssimo Monsenhor Oliveira soube ser obediente aos seus superiores hierárquicos durante todos esses anos, servindo ao Cardeal Avelar Brandão Vilela; ao Cardeal Lucas Moreira Neves; ao Cardeal Geraldo Magela; a Dom Murilo Sebastião Krieger e, atualmente, ao Bispo de Cruz das Almas, Dom Antonio Tourinho Neto.


Dedicou-se, praticamente sozinho, a uma área pastoral que, devido ao tamanho geográfico, já foi desmembrada originando mais três novas paróquias e tendo uma para ser criada futuramente.


Faltando apenas dois anos para a sua emeritude (aposentadoria), o Padre José Oliveira continua cumprindo fielmente suas obrigações de pároco.


O Bispo Diocesano solicitou na manhã do sábado, dia 31/10, a presença do sacerdote na residência episcopal para comunicar-lhe a notícia vinda da Secretaria de Estado da Santa Sé. Dom Antonio Tourinho Neto aproveitou o ensejo para marcar a data da missa em ação de graças e entregar oficialmente o título honorífico ao agora Monsenhor José Oliveira. A celebração ocorrerá no dia 26 de dezembro de 2020, às 17h, na Praça da Matriz de São Pedro do Monte, em Muritiba - Ba.


A Diocese de Cruz das Almas encontra-se em júbilo festivo por este merecido título ao insigne sacerdote e glorifica a Deus por tê-lo como exemplo de padre em nosso presbitério. A dignidade do Monsenhorato atribuído ao Padre José Oliveira aponta para os inúmeros benefícios que ele trouxe a muitas almas durante esses anos do seu pastoreio, como também os favorecimentos patrocinados por ele ao município de Muritiba e adjacências.


Agradecemos imensamente ao Santo Padre, o Papa Francisco e, reconhecidos por sua imensa generosidade, confirmamos nossas orações por seu pontificado. Estamos todos em ação de graças por tamanho privilégio à nossa tão jovem Igreja Diocesana de Cruz das Almas.


Rezemos, todos unidos, em gratidão a Deus por Monsenhor José Oliveira dos Santos e pelo seu testemunho sacerdotal.



1,593 visualizações
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.