• Pascom Diocesana

Padre Genivaldo tomou posse na Pároquia Nossa Senhora da Conceição em Sapeaçu

Atualizado: 31 de Dez de 2018

O Padre Genivaldo Costa da Cunha, tomou posse neste sábado (29), como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Sapeaçu. A Celebração, foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto e concelebrada por padres das (Arqui)dioceses de Salvador, Cruz das Almas e Amargosa.


A Missa teve início com o Rito de Posse e com a leitura da Provisão de Pároco, pelo Chanceler da Cúria Pe. Josevaldo de Carvalho, em seguida, o documento foi entregue ao novo pastor e apresentado à comunidade. Após o rito, a liturgia prosseguiu com a celebração da palavra, na qual o novo pároco proclamou o Santo Evangelho.


O Padre Genivaldo apresentou à comunidade sua Provisão de Pároco de Sapeaçu

Ao refletir sobre a liturgia deste dia, Dom Tourinho, falou sobre a importância da obediência. “O novo pároco é convidado a prestar serviço à paróquia na condição de servo obediente, imitando a obediência de Cristo que é seu mestre”. Durante a homilia, também exortou sobre a unidade da Igreja e o zelo que o novo pároco deve ter com a comunidade. “Sua primeira vocação é amar. Amar a todos, mas primeiro os excluídos, os marginalizados e abandonados pela sociedade”, disse.


Dirigindo-se à comunidade paroquial, pediu que se unisse em torno do seu novo pastor para contribuir na ação evangelizadora, pastoral e missionária. “Quem acolhe ao padre, acolhe o Cristo sacerdote, quem o rejeita, é ao Cristo que rejeita”, advertiu.


O novo pároco, por sua vez, agradeceu a presença de todos e ressaltou o período em que atuou como vigário paroquial da Catedral de Cruz das Almas. Fez uma saudação especial aos fiéis de Sapeaçu recitando um trecho do hino municipal. Concluiu sua fala com uma saudação a sua família e cantando o hino da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, finalizou dizendo, “meu plano de governo é fazer a vontade de Deus”.


Ao final da Celebração uma representante da Paróquia deu boas-vindas ao novo pároco. “Padre Genivaldo, nós lhe recebemos com muito amor”, finalizou.


O RITO


Durante o Rito de Posse, o Padre Genivaldo recebeu a Provisão de Pároco e ajoelhou-se para fazer a Profissão de fé jurando fidelidade à Santa Igreja.


Após a homilia, o Bispo Diocesano convidou o Pároco a fazer a renovação das promessas sacerdotais e, em seguida, procedeu a entrega dos objetos que simbolizam a missão do novo pastor: as chaves da Igreja Matriz, indicando o cuidado do templo como lugar de acolhimento à comunidade; as chaves do sacrário, sinal de guardião das Sagradas Espécies Eucarísticas; os Santos Óleos para ministrar os sacramentos e fazer nascer novos filhos de Deus para a comunidade eclesial e uma estola roxa para a reconciliação dos fiéis e exercício da misericórdia. Junto com o Bispo o Pároco se dirigiu ao Sacrário e realizou um breve momento de adoração a Santíssima Eucaristia.


Ao final da Missa, o sacerdote recebeu os cumprimentos de toda a comunidade de Sapeaçu e também de fiéis de Governador Mangabeira, Geolândia e Cruz das Almas. A Celebração contou com a presença de diversas autoridades, como o Vice-Prefeito de Sapeaçu, Ramon de Sena, o Prefeito de Governador Mangabeira, Marcelo Pedreira, dentre outros.


Fotos: Mário Jorge



627 visualizações
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.