• Pascom Diocesana

Ordenação Diaconal de Dicarlos Moteiro marca história na Diocese de Cruz das Almas



No sábado, 19 de outubro, a Diocese de Cruz das Almas viveu um momento que ficará marcado para a história. A primeira Ordenação desta Igreja Particular. O seminarista Dicarlos Monteiro da Silva (39), pela imposição das mãos de Dom Antonio Tourinho Neto, foi ordenado diácono em vista do presbiterato. A celebração aconteceu na Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso e foi concelebrada por diversos padres desta e de outras dioceses.


A Missa contou ainda com a presença de diáconos permanentes, seminaristas, familiares e um grande número de fiéis da comunidade e das paróquias onde Dicarlos desenvolveu trabalhos pastorais no período em que esteve em formação como seminarista.


Composta de vários ritos que expressam a entrega do ordenando a Jesus Cristo e à Igreja, a celebração foi marcada por muita emoção. Já na procissão de entrada, Dicarlos, acompanhado de seus pais, Domício e Maria Aparecida, estava visivelmente emocionado.



Rito de Ordenação

Após a proclamação do evangelho, teve início o rito conhecido na Igreja, desde a antiga tradição como Eleição, que consiste na apresentação do candidato e interrogação do Bispo e Assentimento à escolha. Dicarlos foi chamado a frente, pelo Diácono Sidney, e apresentado ao Bispo pelo Padre Antônio Rebouças, vigário geral da Diocese.



Após a homilia, o seminarista manifestou perante o povo de Deus a sua livre vontade em assumir o ministério do diaconato. Em seguida, já prostrado ao chão, cantou-se a Ladainha, rogando a intercessão dos santos. Logo após foi feita a imposição das mãos e a prece de ordenação pelo Bispo, gesto antigo que significa a transmissão de uma missão e de um ministério. Ainda como parte do ritual, o Diácono foi paramentado com Estola, faixa longa que desce em diagonal sobre os ombros, símbolo do poder ministerial do diácono, e da Dalmática, avental para o serviço, de maneira que esteja totalmente revestido de Cristo que veio para servir. Em seguida Dicarlos recebeu de Dom Tourinho o livro dos Evangelhos e o abraço da paz, dois instrumentos indispensáveis para o envio para a Missão. Logo depois o novo diácono foi acolhido pelo clero.





Homilia


Na homilia, Dom Antonio Tourinho agradeceu a família de Dicarlos pela generosidade de ofertar o filho à Igreja para ser ministro de Cristo, também agradeceu a Congregação Família Missionária da Redenção por ter apresentado Dicarlos para uma experiência missionária na Diocese. Para Dom Tourinho, esta ordenação é sinal da generosidade de Deus para com a Diocese que acabou de nascer: “Dicarlos é o primogênito, é o primeiro a ser ordenado após um ano e nove meses de ereção dessa Diocese. É a manifestação divina que pousa sua mão sobre nós em auxílio de nossas necessidades pastorais e evangelizadoras”, disse.


Agradecimentos


No final da celebração, muito emocionado, Dicarlos agradeceu a todos que o acolheram durante sua formação, às paróquias, à Família Missionária da Redenção, ao clero e aos amigos e familiares que sempre rezaram e o apoiaram na caminhada pelo discernimento vocacional. “Seduziste-me Senhor e me deixei seduzir”, com este versículo retirado do livro de Jeremias e escolhido como seu lema de ordenação, o novo Diácono finalizou em lágrimas o seu discurso de agradecimento.

Como Diácono, Dicarlos Monteiro da Silva foi designado para atuar na Dimensão Missionária da Diocese.





0 visualização
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.