• Pascom Diocesana

Novenário para Nossa Senhora da Imaculada Conceição acontece em Coqueiros, distrito de Maragojipe

As festividades começaram em 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, e encerram no primeiro dia de 2020

O novenário em honra à Nossa Senhora da Imaculada Conceição acontece até terça (31) na comunidade de Coqueiros do Paraguaçu, distrito de Maragojipe. A festa conta com a direção espiritual do Pe. João Carlos Pestana, da Paróquia Senhor Deus Menino, e tem como tema "Igreja em saída, Igreja em missão! Ide fazer discípulos" (Mt. 28,19). O centenário da Esmola Cantada também é destaque das comemorações que se encerram no primeiro dia de 2020 com o encontro das imagens de Bom Jesus dos Navegantes e a da Imaculada Conceição. 


"A família, campo de ação primordial da missão", este foi o tema da sexta noite do novenário realizada neste sábado e que teve reflexão do Diácono Dicarlos Monteiro. "Maria não teve medo de dizer seu sim a Deus e ser a primeira missionária. É assim que cada um de nós devemos ser. É isso que Jesus pede de cada um de nós. Deixa Jesus nascer na sua casa, na sua família e vocês verão a glória de Deus acontecer. Seja um bom esposo, seja uma boa esposa, comecem a rezar juntos em família e vocês verão a graça de Deus. Se amem mais!", ressaltou o Diácono. 


Devotos


Nascida na comunidade, Marilu Pinto deixa sua residência em Salvador todo mês de dezembro para participar dos festejos. "Minha devoção é fora do normal. Amo Nossa Senhora da Conceição, desde criança sou católica. Primeiro Deus, depois Nossa Senhora", afirmou. O amor e devoção à Nossa Senhora estão por toda parte e são muitos os testemunhos de graças alcançadas. Dely Souza participa mais um ano da festa para agradecer pela sua vida, pois teve uma depressão pós-parto. "Pedi a intercessão de Nossa Senhora, ela levou até Jesus e graças a Deus hoje eu estou aqui. Eu gostaria que todos viessem com o coração aberto para agradecer a ela com sua fé e pedi a paz para o mundo", revela a integrante da Pastoral do Dízimo. 

Cristiano Menezes é membro do Conselho da Comunidade e se dedica em convidar as pessoas para que frequentem a Igreja não apenas para o novenário, mas durante o ano. "Às vezes, as pessoas acham que a igreja só funciona na festa da Padroeira e depois começam a dispersar. Então, nós tentamos evangelizar, catequizar as pessoas para que estejam também depois da Festa, porque nós precisamos de pessoas nos movimentos e pastorais para que a Igreja fique de pé", destacou.  


A Festa


A festa começou em 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, com a missa solene que reuniu os fiéis às 5 horas da manhã na Igreja. Após a missa, os membros partilharam café e seguiram para as casas da comunidade cantando e rezando com o intuito de arrecadar recursos para realização do novenário. Essa saída é conhecida como Esmola Cantada que nesse ano formaliza uma tradição centenária na Comunidade. A Lavagem Popular nas redondezas da Igreja aconteceu em 22 de dezembro, um dia antes do início do novenário. Com a procissão marítima no primeiro dia do ano de 2020, a imagem de Bom Jesus dos Navegantes se encontra com a de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, quando os fiéis chegam na Igreja para a missa que finaliza os festejos em Coqueiros do Paraguaçu. 


Texto e Fotos: Leandro Queiros/PASCOM Bom Sucesso

0 visualização
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.