• Pascom Diocesana

Missa dos Santos Óleos é realizada pelo segundo ano na Diocese de Cruz das Almas


Ao óleo do Crisma foi misturado balsamo perfumado.


O Bispo de Cruz das Almas, Dom Antonio Tourinho Neto, presidiu nesta quinta-feira (18), a Missa da Unidade do Clero e dos Santos Óleos, na Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso. A Celebração, que acontece pela segunda vez na recém-criada Diocese, é a última antes do Tríduo Pascal e reuniu todo o clero diocesano, em torno do Bispo, para renovação dos votos assumidos no dia da Ordenação Presbiteral.


Durante a solene liturgia foram abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do Crisma, que serão utilizados nos Sacramentos do Batismo, Unção dos Enfermos e Crisma. Os óleos foram entregues aos sacerdotes, pelos vigários forâneos, para serem utilizados na administração dos sacramentos no decorrer do ano em todas as paróquias.


Em comunhão com o Bispo, os padres renovaram as promessas sacerdotais. Dom Tourinho explicou que neste dia – em que também se celebra a instituição da Eucaristia - se celebra o dom do sacerdócio ministerial: “Para que todos entendam pela fé que não há Eucaristia sem sacerdote, como não há sacerdócio sem Eucaristia”, disse o Bispo.


Dom Tourinho aproveitou a oportunidade para homenagear o Pároco Emérito de Cruz das Almas, Monsenhor José de Souza Neiva, que neste ano completou 77 anos de sacerdócio e 102 anos de vida.


O Bispo também apresentou os seminaristas da Diocese e exortou os fiéis a apoiarem a Obra das Vocações Sacerdotais (OVS), rezou pela santificação do clero, pela perseverança dos seminaristas e por todo o povo de Deus.


Na oportunidade foi lançado o Guia Diocesano 2019 com as informações atualizadas de todas as organizações da Diocese do Recôncavo.


Diocese de Cruz das Almas


A Diocese de Cruz Almas foi criada em novembro de 2017, pelo Papa Francisco e instalada no dia 28 de janeiro de 2018. Desmembrada do território da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, tem como Padroeira Nossa Senhora do Bom Sucesso. Dom Antonio Tourinho Neto foi eleito seu primeiro Bispo.



Fotos: Mário Jorge



0 visualização
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.