• Pascom Diocesana

Missa dos Santos Óleos é celebrada pela primeira vez na Catedral de Cruz das Almas

Durante a solenidade foram empossados os membros do governo diocesano.



A tradicional missa do Crisma ou dos Santos Óleos foi celebrada pela primeira vez na manhã desta quinta-feira, 29 de março, na Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Cruz das Almas. A solenidade que também é marcada pela renovação das promessas sacerdotais, foi presidida pelo bispo diocesano Dom Antonio Tourinho Neto e contou com a presença de todo clero da Diocese, motivo pela qual também é chamada de Missa da Unidade.



Durante a homilia, Dom Tourinho destacou o caráter histórico da celebração por ser realizada pela primeira vez e também explicou sobre o rito litúrgico, “os dois ritos são afins, pois os óleos serão consagrados e entregues aos sacerdotes para que cumpram o seu ministério de conferir os sacramentos”. Mais adiante, enfatizou sobre a unidade da Igreja. “ O Bispo é sinal da unidade da Diocese, representa o Cristo cabeça. Oremos para que a Diocese seja sempre una em torno do Bispo e da mesa da eucaristia”.


Dom Tourinho, também exortou os fiéis sobre a obediência aos padres e do zelo com a Igreja de Cristo. “ Mesmo que tenham queixas [dos padres], lembrem da mãe Igreja. Não devemos expô-la em público. Pensando que estão fazendo benefício, estão fazendo grande malefício. Lembremos que a Igreja é mãe. Os leigos têm direito de manifestar preocupação sobre o comportamento de ministros ordenados, porém não devem exibir em público situações adversas que comprometam a mãe. Existem caminhos dentro da própria Igreja para a mediação destes conflitos”.


O Bispo conclamou os padres a buscarem uma vida de santidade servindo principalmente aos mais pobres. “ Precisamos de sacerdotes pobres para os pobres como nos pede o Papa Francisco”, e declarou, “os padres são meus filhos, meus irmãos e meus amigos”.


Posse do Governo Diocesano

Durante a missa também foram empossados os sacerdotes eleitos para composição do governo diocesano. No início da celebração foi lido o decreto de nomeação do Padre Antonio Rebouças, eleito Vigário Geral da Diocese, que professou o credo e fez promessa de obediência com as mãos sobre o evangelho. Em seguida foram entregues os decretos de nomeação dos membros da Cúria, Padre Hélio Vilas–Boas, ecônomo e moderador da cúria; Pe. Josevaldo Carvalho, chanceler; notário adjunto, diácono Woshington Peixoto; Cordenador de Pastoral, Pe. Jurandir da Silva Paz. Também foi anunciado pelo bispo, os vigários foraneos, que tem a missão de cuidar da pastoral nas três foranias que compõem a Diocese. Os padres Jerônimo Santos Silva, Ricardo Serra e João Carlos Pestana.



Dom Tourinho afirmou ainda que com essas nomeações o Conselho de Presbíteros está praticamente formado e convidou para sua composição os padres Raimundo Mário de Santana e Josevaldo Carvalho.


Renovação das Promessas Sacerdotais

Em seguida foi realizada a renovação das promessas sacerdotais assumidas pelos padres no dia da Ordenação Sacerdotal. Dom Tourinho exortou aos fiéis que rezem pelos padres. “ Esse ano em que a Igreja proclama o protagonismo dos leigos, peço, suplico, imploro, por caridade que os leigos e leigas da Diocese rezem pela santificação e fidelidade dos padres. Pelo sacerdócio que abraçaram, para que sejam zelosos e homens de misericórdia, exemplo de todas as virtudes cristãs”, pediu.

O Bispo também pediu aos fiéis que orem por ele “rezem por mim, não sou diferente. Rezem porque muito me foi confiado e com certeza, muito me será cobrado”.


Benção e consagração dos Óleos

Após as preces da assembleia, teve início o rito de bênção dos óleos que serão utilizados nos sacramentos do batismo, crisma, unção dos enfermos e ordenação sacerdotal durante todo o ano nas comunidades e paróquias da Diocese. Os óleos foram conduzidos em procissão pelos diáconos permanentes e em seguida Dom Tourinho os abençoou. Ao óleo do Crisma foi misturado balsamo perfumado. Logo após o Bispo soprou sobre o óleo.



Após a solenidade, os padres, diáconos e seminaristas se apresentaram a assembleia. Em seguida os óleos foram entregues pelos vigários foraneos ao clero diocesano. Além de padres, diáconos, religiosas e representantes das paróquias, participaram da celebração autoridades do município de Cruz das Almas.


Por: Mário Jorge


Veja as fotos no álbum:

http://diocesecruzdasalma.wixsite.com/santosoleos/p-gina

382 visualizações
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.