Missa de Envio marca encerramento da Escola de Fé e Cidadania 2019

A Escola Diocesana de Fé e Cidadania concluiu suas atividades nesse sábado (21), na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Cachoeira, com Missa de Envio presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antônio Tourinho Neto e concelebrada pelo Cônego Hélio Vilas-Boas e pelo Pe. Tota. Cerca de 30 pessoas de diversas paróquias concluíram o Curso de "Teologia, Política e Pastoral" oferecido pela Escola Diocesana, durante 8 meses, no CTL de Acupe.

Durante a Missa, Dom Antônio Tourinho explicou a razão da Diocese estar atenta às questões sociais: "Tudo que tem haver com o bem da sociedade, tem haver com a Igreja, pois a Igreja é porta-voz do mundo", disse. O Diocesano falou ainda de suas expectativas com a turma de concluintes: "Tenho uma grande esperança que com a ajuda de vocês as pastorais sociais da Diocese avancem, decolem".

Para Raimar Costa, de Santo Amaro, o curso foi enriquecedor por mostrar o pensamento da Igreja para com as questões sociais e por indicar novas possibilidades para a ação pastoral: "Estudamos a Doutrina Social da Igreja, refletimos sobre a Casa Comum e sobre controle social, aprofundamos o sentido de fé e o verdadeiro sentido de política, mas uma das coisas que mais me chamou atenção foi o tema da economia solidária, esse é um caminho possível", disse.

Ao final da celebração todos os participantes receberam o certificado de conclusão do curso emitido pela Cáritas Diocesana. Os concluintes também fizeram a avaliação da Escola e participaram de uma confraternização.

O Curso oferecido pela Escola de Fé e Cidadania tem carga horária de 80 horas/aulas, com módulos mensais. Em 2020 estarão disponíveis vagas para formação de uma nova turma.