• Pascom Diocesana

#Minha Vocação: o chamado ao Sacramento do Matrimônio

O Sacramento do Matrimônio é doação. É a união por meio da qual os esposos se entregam totalmente um ao outro – similar ao amor de Deus pelo seu povo. Confira o testemunho do casal Mário Jorge e Reisania Karla sobre esse chamado.




Para falar sobre nosso caminho vocacional, primeiramente, gostaríamos de ressaltar a importância do grupo de jovens em nossas vidas. Ele teve grande responsabilidade pela nossa formação pessoal, cristã e pelo nosso discernimento vocacional. E, é claro, por proporcionar que nos conhecêssemos.


Somos de cidades diferentes e os encontros realizados pela Pastoral da Juventude nos aproximou e fez com que o amor surgisse. Namoramos durante cinco anos, até a decisão pelo matrimônio.


O tempo do namoro e do noivado foram essenciais para amadurecer nossa decisão. Durante esse período seguimos em nossa atuação pastoral na catequese, na PJ e em outros serviços da Igreja, o que nos ajudou a tomar consciência do verdadeiro significado do Sacramento do Matrimônio, até que decidimos: é isso que queremos para a nossa vida, gerar família!


A vida conjugal dos pais de Reisania, também, foi sua grande inspiração para o desejo de constituir uma família, fortalecendo seu chamado vocacional.


A compreensão de que o matrimônio - assim como ser padre, ou ser consagrada - é um uma vocação, foi algo muito importante para nós. Para cada pessoa, Deus tem um chamado. Esse era o nosso!


Precisamos de famílias comprometidas com a Palavra de Deus, comprometidas em educar os filhos na fé cristã e comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa. Esse é o compromisso da nossa família!


Hoje são 5 anos de casamento e um filho de 3 anos e 10 meses: Vicente Kian, esperado com muito amor. Um amor que transborda, que tornou nossa família plena, que trouxe alegria, vitalidade à nossa união, trouxe também desafios, preocupações, medos, noites sem dormir... mas, sobretudo, uma felicidade sem medida.


É verdade que em nossos dias enfrentamos muitos desafios: trabalhar, educar, atualizar os estudos, pagar as contas, conviver com as diferenças, manter o equilíbrio do lar, ter tempo para a família, para os amigos, enfrentar os problemas de saúde, etc. São muitas exigências, mas a certeza de que acertamos a nossa vocação, somos felizes! Com diálogo e vida de oração vamos superando os desafios e ajudando um ao outro a renovar o amor conjugal.


A missão que recebemos com o matrimônio é de ser sinal de santificação um para o outro, de educar na fé o nosso filho, de defender a vida e de ajudar a construir uma sociedade melhor. Somos uma comunidade de amor. Por isso seguimos nossa caminhada na Igreja, atuando nas pastorais e em espaços que nos ajude a conduzir nossa família, como o ECC e a Pastoral Familiar, onde atualmente servimos ajudando na formação de casais de namorados em preparação para o matrimônio, mas também nos espaços sociais como o mundo da educação e da comunicação, onde atuamos profissionalmente, buscando ser “sal da terra e luz para o mundo”.


Jesus, Maria e José, nossa família Vossa é!


Mário, Reisania e Vicente.

111 visualizações
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.