Como parte das comemorações dos 126 anos de Cruz das Almas, foi inaugurado neste sábado, 29 de julho, o Memorial Monsenhor José de Souza Neiva. O monumento localizado ao lado da Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso, foi entregue oficialmente pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, e pelo prefeito Ednaldo José Ribeiro, com presença de demais autoridades políticas, eclesiásticas e familiares do homenageado.
O espaço conta com uma escultura, representando o busto do Monsenhor Neiva, além de um acervo físico e virtual contendo fotos, objetos pessoais que foram utilizados durante a sua missão, vídeos e documentos.
Veja também: Vídeo: Inauguração do Memorial Monsenhor Neiva
A edificação e organização da exposição foi um trabalho conjunto entre município e Diocese, com contribuição de familiares, amigos e paroquianos. A administração do espaço está sob os cuidados da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso.
Instalado na praça central da cidade, que leva o nome do Monsenhor, o monumento foi liberado para visitação desde sábado (29) e ficará aberto ao público todos os dias da semana.
O memorial tem como intuito preservar a memória do Monsenhor Neiva, Pároco de Cruz das Almas durante 54 anos. A inauguração faz parte do jubileu de 5 anos de instalação da Diocese de Cruz das Almas.
A Missa
O monumento foi inaugurado após a Missa em Ação de Graças pelos 126 anos de Emancipação Política do município de Cruz das Almas, presidida por Dom Antonio Tourinho Neto, na Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso. A Divina Eucaristia foi concelebrada pelos Padres Jurandir Paz, João Carlos Pestana, Gabriel Vila Verde e Manoel Filho e assistida pelos Diáconos Alan Bacelar e Hélio Barbosa.
Fotos: Pascom Bom Sucesso
Monsenhor Neiva
Foi pároco das cidades de Itaberaba, Rui Barbosa, Baixa Grande, Macajuba, Mairi, Ipirá, Lençóis, Andaraí, Sapeaçu e outras. Foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso em Cruz das Almas no dia 6 de março de 1966, local onde dedicou seu ministério por 54 anos anos.
Em 2018 Monsenhor Neiva teve a alegria de celebrar seu centenário no mesmo ano de criação da Diocese de Cruz das Almas. Antigo sonho do sacerdote e um reconhecimento pelo seu pastoreio nesta Igreja do Recôncavo da Bahia.
Faleceu em 13 de outubro de 2020, com 103 anos de idade e 78 anos de sacerdócio.
Saiba mais aqui.