• Pascom Diocesana

Mês Vocacional: Conheça o Instituto das Irmãs de Caridade da Santa Cruz


No mês vocacional, vamos conhecer a história do Instituto das Irmãs de Caridade da Santa Cruz, presente em nossa Diocese e nos quatro continentes.


A história do Instituto das Irmãs de Caridade da Santa Cruz começou na Suíça numa época de mudanças, de modo especial no campo sócio-político e de grande miséria social. Foi fundado por Frei Teodósio Florentini, OFMcap, (23/05/1808 até 15/02/1865) e Madre Maria Teresa Scherer, (31/10/1825 até 16/06/1888) na Suíça, em 1856. Madre Maria Teresa, faleceu com fama de santidade, em 1888. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 29 de outubro de 1995.


“A necessidade do tempo é a vontade de Deus!”, foi o lema do fundador que norteia o Instituto internacional, contemplativo e ativo, até os dias atuais. Vivendo uma Espiritualidade Franciscana, a Comunidade está presente em quatro continentes.


Carisma


O manancial do Instituto das Irmãs de Caridade da Santa Cruz está no amor misericordioso de Deus que em Jesus Cristo, esvaziou-se até a morte na cruz. (Fl 2,7-8). Ministério da Cruz e Ressureição.


Chegada ao Brasil


Em 1966, seguindo ao pedido do Papa São João XXIII, as primeiras Irmãs de Caridade da Santa Cruz chegaram de navio ao Brasil, para assumir paróquias e atender às necessidades das pessoas carentes. O Instituto está presente em quatro estados: Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.


Na Diocese de Cruz das Almas, a Comunidade está instalada no Município de Governador Mangabeira, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, desde 1970. Tendo como membros as Irmãs: Ana Helena Santana do Vale (brasileira, superiora da Comunidade); Geralda Kunz (suíça, desde 1973 mora no Brasil) e Uyara Almeida do Vale (brasileira). A casa Central do Instituto fica localizado na capital, Salvador.


Campo de Missão e principais festas do Instituto


Além de atuar nas paróquias, as irmãs da Caridade da Santa Cruz atuam em várias frentes tais como: saúde, educação, pastorais e presença no meio do povo pobre.

Principais festas:


Exaltação da Santa Cruz - 14/09

Festa da Imaculada Conceição ­- 08/12

Festa de São Francisco de Assis - 04/10

Santa Isabel da Hungria -17/11

Dia do Fundador -15/02

Dia da Fundadora- 16/06



0 comentário