top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Fiéis celebram Festa de Nossa Senhora da Purificação



Fé, devoção, oração e louvor, marcaram a festa de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, que encerrou na quinta-feira (02), data em que a Igreja faz memória da Festa Litúrgica da Apresentação do Senhor, Nossa Senhora das Candeias, da Luz, da Purificação ou da Candelária.


A programação contou com Missa da aurora, pregada pelo Cônego José Carlos Santos Silva. Logo após, o Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto presidiu a Solene Celebração Eucarística.

Na homilia, Dom Tourinho explicou que o Sínodo é a experiência da escuta participativa, comungante e missionário.


Em mais uma grande demonstração de fé, milhares de pessoas saíram em procissão pelas principais ruas de Santo Amaro, venerando a Rainha do Recôncavo, carinhosamente aclamada pelos paroquianos.


A Festa Religiosa em honra a Nossa Senhora da Purificação é realizada a mais de 250 anos e recebe devotos de várias partes do Brasil.


Nossa Senhora da Purificação


Há várias denominações para a Virgem da Purificação, entre elas destacam-se: Nossa Senhora da Candelária, das Candeias, da Luz e da Apresentação.

Maria, executou sua parte no Plano da Salvação, seguindo todos os ensinamentos para que tudo se cumprisse conforme a vontade do Criador, de acordo com as Sagradas Escrituras.

As mulheres dessa época eram consideradas impuras após o parto. Eram afastadas durante alguns dias do convívio social e das atividades religiosas no Templo. Passado o resguardo a mãe e a criança deveriam ir ao Templo. Ela para ser “purificada” conforme a Lei, a criança para ser apresentada ao Senhor.

No tempo determinado, a Sagrada Família foi ao Templo para a apresentação do Menino Jesus, à Deus-Pai. Maria na sua infinita humildade submeteu-se à cerimônia da purificação. Por este motivo, para demonstrar o grande respeito e carinho à Santíssima Virgem, os primeiros cristãos passaram a comemorar o dia da Purificação de Maria, em 02 de fevereiro.

O Papa Gelásio, que governou a Igreja entre 492 e 496, acabou instituindo para toda a cristandade esta procissão noturna dedicada à Mãe Santíssima. O trajeto, que representa o primeiro caminho percorrido pela Sagrada Família, deve ser todo iluminado por candeias, ou candelárias, e os fiéis carregam nas mãos velas acesas, entoando hinos em louvor à Maria. Dessa antiga tradição, veio o título de Nossa Senhora das Candeias, ou da Candelária.

A festa de Nossa Senhora da Purificação é uma das mais antigas do catolicismo. Mas esse dia de luz tem um enfoque todo especial para o corpo da Igreja. É que em geral, religiosos e religiosas o escolhem para pronunciar seus votos solenes de castidade, pobreza e obediência, para consagrar e colocar suas vidas à serviço do Senhor.

No Brasil a Igreja de Nossa Senhora da Purificação de Santo Amaro, é uma das mais antigas do Brasil datada de 1608.


Fonte: Blog História de Nossa Senhora https://goo.gl/WI6TTj


Fotos: Pascom Purificação

72 visualizações

Comments


bottom of page