Festa de São Tiago comemorou 410 anos da Paróquia do Iguape

Jubileu de Prata Sacerdotal do Padre Thierry também foi celebrado hoje

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 25 de julho, a Solenidade de São Tiago, Padroeiro do Vale do Iguape em Cachoeira. Na ocasião também foi celebrada Ação de Graças pelos 25 anos de ordenação sacerdotal do Pároco Padre Thierry Bierlaire e o aniversário de 410 anos de fundação da Paróquia.

A Celebração marcou a primeira visita do Bispo à Paróquia São Tiago

A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antônio Tourinho Neto e concelebrada por padres da Diocese de Cruz das Almas e da Arquidiocese de São Salvador. Durante a celebração também foi realizada a dedicação do novo altar da Igreja Matriz.

Em sua reflexão, Dom Tourinho, felicitou o Padre Thierry pelo jubileu de prata sacerdotal. “Rezemos para que o Padre Thierry seja fiel até o ultimo dia de sua vida à missão que o Senhor lhe confiou”. O Bispo, também exortou os leigos sobre sua missão. “O ano do laicato não tem objetivo apenas de afirmar que esse é um ministério importantíssimo para a Igreja, mas também de que são agentes transformadores da sociedade e do mundo”.

A Celebração Eucarística reuniu fiéis de diversas comunidades da Paróquia e também visitantes leigos e religiosos de várias paróquias do Recôncavo e de Salvador. Autoridades políticas municipais e estaduais também participaram da Festa que foi coordenada pelo Grupo de Jovens Luz de Cristo.

A Paróquia de São Tiago do Iguape é uma das primeiras paróquias do interior da Bahia, foi criada em 1608, é uma das quatorze paróquias mais antigas do Brasil. A construção da Matriz durou aproximadamente um século e não chegou a ser concluída. A Igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).