• Pascom Diocesana

Entrevista: Dicarlos Monteiro da Silva será o primeiro Diácono ordenado pela Diocese

Atualizado: 18 de Out de 2019

No próximo sábado, 19 de outubro, às 9h, na Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso, o Seminarista Dicarlos Monteiro da Silva será ordenado Diácono pela imposição das mãos de Dom Antônio Tourinho Neto. Esta será a primeira ordenação realizada pela Diocese de Cruz das Almas, que foi instalada em janeiro de 2018.


Confira a entrevista realizada pela Pastoral da Comunicação (PASCOM), com o vocacionado que caminha rumo ao Sacerdócio.

Dicarlos Monteiro será o primeiro a receber o sacramento da ordem na Diocese de Cruz das Almas. Foto:Mário Jorge / PASCOM

"Deus me deu a graça de viver minha vocação sem desistir!"



Fale um pouco sobre você.


Sou Dicarlos Monteiro da Silva, tenho 39 anos e sou natural de Pão de Açucar – AL, mas uma parte da minha infância e juventude foi em Piracicaba, interior de São Paulo.


Onde realizou os estudos?


Estudei na Universidade Católica do Salvador – UCSAL


Como aconteceu seu ingresso na Diocese?


Vivendo a espiritualidade da Família Missionária da Redenção, em Lauro de Freitas, da qual tem como fundador: Padre Aquilles Corsatto, e por ter o desejo em ser sacerdote, tive a oportunidade de estar em um momento com Dom Antônio Tourinho Neto por intermédio das irmãs da mesma comunidade em que eu vivia a espiritualidade. Expressei a Dom Tourinho o desejo de fazer uma experiência na Diocese. Tempos depois fui aceito pelo conselho presbiteral e fui acolhido na diocese.


Quando foi esse acolhimento?


Ingressei na Diocese em 03 de setembro de 2018, exercendo minha pastoral em duas regiões de Maragogipe, comunidade de Coqueiros e de Nagé, que passaram a pertencer como área pastoral da Paróquia Senhor Deus Menino em São Félix. Exercia o trabalho missionário de visita às famílias das duas regiões, também no curso de batismo, celebrações da Palavra, formação litúrgica, entre os outros trabalhos nas comunidades religiosas. Na Paróquia Senhor Deus Menino, auxiliava o Pároco: Padre João Carlos Pestana, nas celebrações litúrgicas e em outras comunidades rurais da paróquia.


Atualmente você se encontra na Paróquia da Catedral, que atividades desenvolve?


Na Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso exerço os mesmos trabalhos pastorais de visita e celebrações nas comunidades. Assim como no trabalho de formação e canto litúrgico do Coral Catedral e do Coral Gregoriano Masculino.


Esta será a primeira ordenação da Diocese, será um momento histórico, o que isso representa?


Sim, serei o primeiro a receber o Sacramento da Ordem na Diocese. Para mim é motivo de muita alegria e compromisso principalmente com a Igreja e com o povo de Deus.


Como tem sido a experiência de viver aqui no Recôncavo?


Cheguei na Diocese um tanto tímido, com receio do novo. Mas aprendi que tudo que é novo tem esse sabor (Risos). Primeiro precisamos conhecer o terreno em que estamos pisando, depois ir nos acostumando com o povo e com a cultura local. Já me sinto na minha casa. Fui muito bem acolhido pelas comunidades por onde passei e por onde passo. Isso realmente é um marco na minha vida e creio que na vida da Diocese.


Então você é feliz vivendo aqui?


Confirmo que estou sendo muito feliz nesta caminhada e neste lugar. Agradeço a Deus todos os dias nas minhas orações pelas graças que vêm derramando em minha vida e sobre o meu trabalho exercido nas comunidades.


Que mensagem você deixa para os nossos leitores?


Que a maior vitória na vida de qualquer cristão é saber esperar no Senhor, sem ter pressa. Pois o tempo de Deus não é o nosso. E isso venho vivendo dia - após - dia. Esperando sempre no Senhor. Deus me deu a graça de viver minha vocação sem desistir, por isso posso dizer com toda certeza que sou feliz com a minha vocação.



Para saber um pouco mais sobre o chamado vocacional de Dicarlos acesse aqui.



118 visualizações
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.