• Pascom Diocesana

Emoção e homenagem na despedida da Irmã Assunta

Uma Missa realizada no Centro de Formação e Espiritualidade Dom Helder Câmara, na Paróquia Nossa Senhora da Soledade em Acupe, no sábado (14), marcou a despedida do Brasil, da religiosa italiana Irmã Assunta de Jesus Sacramentado, 80 anos. A celebração foi presidida pelo Bispo de Cruz das Almas, Dom Antonio Tourinho Neto e concelebrada pelos padres, Hélio Vilas-Boas, Tota, Gabriel Vila-Verde, Gil da Diocese de Ilhéus e por um sacerdote italiano.



Irmã Assunta, missionária no Brasil há 53 anos, foi enviada inicialmente à Diocese de Ilhéus na Bahia em 1960. Atuou em Ihéus, Ipiaú, Jequié, Salvador, e região do Recôncavo onde chegou no ano de 2004 em Capoeiruçu, Cachoeira. Atualmente era missionária no distrito de Acupe de Santo Amaro, onde desenvolvia sua missão num assentamento do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST).


Durante a missa de despedida, foram relatados vários testemunhos emocionados sobre a religiosa que dedicou sua vida ao Evangelho e ao povo brasileiro. Sua missão durante todos esses anos no Brasil, deixa como legado para a Igreja, a formação de diversas comunidades eclesiais, a luta pelo direito dos mais pobres, a organização de mulheres, a animação vocacional de diversos jovens para a vida religiosa e para o sacerdócio. “Ela foi a primeira a me provocar a ser padre e insistiu sem nenhuma reserva, nunca desistiu e aqui estou Sacerdote”, disse o Padre Hélio Vilas-Boas. O Padre Tota, ressaltou a coragem da Freira, na luta junto aos agricultores pelo direito à terra na região Cacaueira, “enfrentou os poderosos sem medo pela vida dos pequeninos”.



A irmã agradeceu as homenagens de despedida e disse que foi pega surpresa, mas que seu coração se encheu de alegria em poder rever tantas pessoas queridas. A Celebração reuniu amigos, religiosas, sacerdotes e leigos de vários lugares da Bahia. Após a missa foi servido um almoço de confraternização.


No próximo domingo, 22 de julho, a religiosa retorna de forma definitiva para a Casa Mãe da Congregação Sagrada Família, que fica em Saviliano, na Itália.


Por: Mário Jorge

172 visualizações
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.