• Pascom Diocesana

Dom Tourinho visita obras de restauração da Igreja Matriz em Santo Amaro



O Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, visitou nesta terça-feira (8), as obras de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação em Santo Amaro, acompanhado do pároco, Pe. Raimundo Mário e do Monsenhor Walter Jorge Pinto Andrade.


Durante a visita, Dom Tourinho se inteirou dos detalhes da obra, conversou e rezou com a equipe de trabalho. “Esta é uma obra grandiosa, numa igreja de valor inestimável por sua riqueza histórica e por sua beleza, mas principalmente por ser local de culto e oração, consagrado à mãe de Deus, estou muito feliz em ver o avanço dos trabalhos”, disse o Bispo.


A obra executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), está estimada no valor de 10 milhões de reais e foi contemplada no PAC das cidades históricas. A restauração contempla o rico acervo de bens móveis e integrados da Igreja que inclui altares, forros, azulejaria e toda parte estrutural. O prazo de execução é de 24 meses e a previsão de entrega é para agosto de 2019.


História

A construção da atual matriz de Nossa Senhora da Purificação foi iniciada em 1706. Em 1727, encontrava-se coberta e rebocada. Ampliada em 1750, a igreja só foi realmente concluída no final do século XVIII. O edifício de planta inscrita em retângulo apresenta nave e transepto, duas sacristias e tribunas com paredes erguidas em alvenaria mista de pedra e tijolo.


Como sua construção demorou quase um século, o templo foi se adaptando aos modismos de cada época e acabou se convertendo em uma igreja do tipo comum no séc. XVIII. Com as modificações, o corredor lateral foi transformado em capelas secundárias.


Suas fachadas testemunham o lento desenvolvimento das obras, incluindo desde janelas com conversadeiras do início do século até janelas de coro com cercadura no estilo D. Maria I, da segunda metade do século.


No seu interior, modificado na década de 1920, destacam-se os forros com pintura ilusionista da nave e transepto, dez painéis figurados de azulejo, o acervo de imagens e alfaias. A Igreja e seu acervo foram tombados pelo Iphan em 1941.

Fonte: IPHAN


Fotos: Mário Jorge




264 visualizações
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.