• Pascom Diocesana

Dom Tourinho preside Solene Vigília Pascal na Catedral Diocesana



Dom Antonio Tourinho Neto presidiu neste sábado santo (11) a Solene Vigília Pascal na Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Cruz das Almas. A celebração concluiu o Tríduo Pascal, com a proclamação da Páscoa da Ressurreição do Senhor. A Missa foi concelebrada pelo Pe. Josevaldo Carvalho e assistida pelos diáconos da Paróquia Catedral.


Em razão da quarentena por coronavírus, as portas da igreja ficaram fechadas e os fiéis assistiram pelas redes sociais e pela Rádio Excelsior Recôncavo.



A solenidade teve início com a liturgia da luz. O Bispo abençoou o fogo novo e acendeu o Círio Pascal, que representa Jesus Ressuscitado. Em seguida, o Círio foi entronizado na igreja, com as luzes apagadas, e colocado em lugar de destaque. "A celebração dessa noite se inicia com o fogo novo do qual se origina a luz, isto para indicar que é de novo o primeiro dia", explicou Dom Tourinho.


Na Liturgia da Palavra foram lidos uma série de salmos e leituras do Antigo Testamento. No momento do Glória, a Catedral foi completamente iluminada, os sinos badalaram e as velas, sobre o altar, foram acesas.


Fiéis acompanharam a transmissão pela internet e compartilharam fotos nas redes sociais

Na homilia, Dom Tourinho voltou a refletir sobre a luz. "A criação recomeça nessa vigília, nessa noite inteiramente nova Jesus ressuscita do sepulcro. A vida é mais forte que a morte, a luz é mais forte que a escuridão das trevas", disse.


De acordo com o Bispo, com a ressurreição, Jesus dissipou a escuridão de outrora e se torna, ele mesmo, pura luz de Deus. "Isto, porém, não se refere somente a Ele, nem apenas à escuridão daqueles dias, Ele quando ressuscita atrai a todos, levando-nos consigo para a nova vida da ressurreição. Ele é o novo dia de Deus!".



Após a reflexão, seguiu-se com a Liturgia Batismal, com a Ladainha dos Santos, a bênção da água batismal e a renovação das promessas do Batismo, seguida pela aspersão com água benta sobre os presentes. O Padre Josevaldo Carvalho motivou os fiéis que acompanhavam a transmissão da Missa a aproximarem a água no momento da bênção e aspergerem em suas casas.





Texto: Mário Jorge

Fotos: Pascom/Catedral








68 visualizações
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.