No domingo, dia 20 de novembro, na Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo e Dia dos Cristãos Leigos e Leigas, o Bispo da Diocese de Cruz das Almas, Dom Antonio Tourinho Neto, presidiu na Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso, a Santa Missa de abertura do Terceiro Ano Vocacional da Igreja do Brasil.
A Celebração reuniu padres, diáconos e fiéis diocesanos, que rezaram e renderam graças pelas diversas vocações presentes na Diocese.
Dom Tourinho, motivou as paróquias a implementar o Serviço de Animação Vocacional, já existente na Diocese e o fortalecimento da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS).
Sobre o Ano Vocacional
Com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), o Ano Vocacional se estende até 26 de novembro de 2023. A data escolhida para a abertura e encerramento é a solenidade de Cristo Rei, que marca o encerramento do ano litúrgico e o dia nacional dos cristãos leigos e leigas.
A convocação deste ano é a concretização das indicações pastorais do 4º Congresso Vocacional, que se propôs celebrar os 40 anos do 1º Ano Vocacional do Brasil, vivenciado em 1983, e ser uma oportunidade de fortalecer o compromisso de cristãs e cristãos com o chamado à vida e um olhar atencioso para todas as vocações.
A proposta teve aprovação por unanimidade pelos bispos do Brasil, durante sua 58ª Assembleia. A partir daí, trilhou-se o caminho de articulação e preparação com muitos convocados para as diferentes comissões a fim de que esse sonho pudesse se tornar realidade. Conforme o texto-base, o objetivo principal do Ano Vocacional é “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”.
Para conhecer um pouco mais da história e iniciativas do Ano Vocacional, acesse anovocacional.cnbb.org.br/.
Fonte: CNBB
Fotos: Pascom Bom Sucesso