
O Bispo da Diocese de Cruz das Almas, Dom Antonio Tourinho Neto, está participando da segunda etapa da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontece de forma presencial, em Aparecida (SP).
o encontro que reúne o episcopado brasileiro, iniciou no último domingo, 28 de agosto com a Missa de abertura e segue até a próxima sexta-feira, 2 de setembro.
A Primeira etapa da Assembleia Geral aconteceu de forma virtual no mês de abril.
Programação
Na manhã de segunda, dia 29, os trabalhos da AG CNBB ocorrem no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida. Na cerimônia de abertura, dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (BH) e presidente da CNBB, ressaltou que os 292 bispos unidos em Assembleia para a reflexão e oração confirmam a vocação da Igreja de anunciar o Reino de Deus no coração do mundo.
Análise da conjuntura eclesial
Pela manhã, as atividades da AG contaram ainda com uma análise da conjuntura eclesial. Apresentada pelos padres Geraldo De Mori e Danilo Pinto, do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (INAPAZ), a reflexão evidenciou o cenário interno e externo da Igreja no viés do pentecostalismo e da evangelização. A atual ação dos pentecostais no processo de urbanização e também na atração do mundo juvenil e o empoderamento das mulheres foram refletidos pelos bispos.
O imaginário simbólico religioso do povo brasileiro, mesmo diante do processo de secularização, foi analisado como oportunidade para que a Igreja possa continuar sua ação evangelizadora na vida da sociedade. “Que possamos exercer e viver essa Igreja que saiba escutar e discernir os sinais dos tempos de modo sinodal e missionário”, destacou o padre De Mori. Também o uso tecnológico para a evangelização foi apresentado aos bispos como um desafio e, ao mesmo tempo, como grande oportunidade para o anúncio de Jesus Cristo.
A valorização dos leigos e leigas e a presença feminina no trabalho pastoral também foram citados pelos sacerdotes como caminhos na busca “de uma formação comum que atinja o fiel frente aos discursos fundamentalistas”, disse. A formação ética e crítica enquanto presença católica na mídia também integraram as reflexões do episcopado na manhã de hoje.
Fonte: CNBB
Segundo dia da AG
Nesta terça-feira, 30 de agosto, acontece o segundo dia da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Os bispos brasileiros se reúnem para o primeiro bloco de votações de documentos relevantes para a Igreja Católica nacional.
Durante o período da manhã, a partir das 8h30, eles irão discutir sobre temas como:
Estatuto da CNBB, Os bispos avaliaram as alterações e revisões que foram propostas pela Comissão de Redação do Estatuto.
Estudo 144 da Conferência, que consiste na Animação Bíblica da Pastoral por meio das Comunidades Eclesiais Missionárias e que pode vir a ser um documento oficial da CNBB, se aprovado;
Subsídio preparado pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, que trata sobre os critérios e encaminhamentos práticos para a instituição do Ministério de Catequista;
Demais temas, como a continuação da votação da tradução do Missal Romano, informes referentes ao Congresso Eucarístico Nacional e a apreciação e votação de uma nova identidade visual para a CNBB.
Na parte da tarde, haverá a Coletiva de Imprensa às 15h. Na ocasião, dois temas serão aprofundados. Um deles é este Estudo 114, foi votado pela manhã. Atenderão à imprensa o arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom José Antônio Peruzzo, e o bispo de Garanhuns, Dom Paulo Jackson. Ambos ajudaram na elaboração do texto.
O outro assunto a ser tratado na coletiva será a Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ). O evento acontecerá pela primeira vez em Lisboa, Portugal, entre os dias 1º e 6 de agosto. O bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ 2023, Dom Américo Aguiar, atenderá a imprensa. O bispo está no Brasil, com uma comitiva, a fim de mobilizar os jovens brasileiros e a Igreja no Brasil a participarem da Jornada.
Um pouco após a coletiva, às 18h, será celebrada a Missa diária da Assembleia, com vésperas no Santuário Nacional. Na ocasião serão recordados os bispos falecidos desde a Assembleia de 2020. A celebração será presidida pelo arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom Gilberto Pastana e os concelebrantes serão os bispos das dioceses onde serviram os bispos falecidos.
Fonte: Canção Nova