• Pascom Diocesana

Diocese de Cruz das Almas: Seminário aprofunda tema da CF 2019


O Seminário “Fraternidade e Políticas Públicas”, tema da Campanha da Fraternidade (CF) 2019, foi realizado pela Diocese de Cruz das Almas, na manhã de sábado, 9 de março, na Biblioteca Municipal de Cruz das Almas e acolheu mais de 300 participantes entre padres, diáconos, religiosas, leigos, prefeitos, vereadores e secretários municipais dos municípios que compõem o território da Diocese.


O Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho, explicou sobre o objetivo da Campanha: “A Igreja do Brasil quando lançou essa campanha quis chamar atenção para necessidades urgentes que afligem a sociedade. Um conjunto de ações deve ser implementado pelos gestores públicos e todas as pessoas de boa vontade devem se envolver”, disse.



A conferência de abertura foi realizada pelo Padre José Carlos, da Ação Social Arquidiocesana (ASA) de Salvador. Em seguida foi realizada uma mesa redonda, mediada pela professora Marília paz, com a presença de Sulemi Coaxi, da Associação Pestalozzi de Sapeaçu e de Pablo Rezende, Secretário de Políticas Especiais de Cruz das Almas, que pautaram o diálogo a partir do método Ver-Julgar-Agir.


O Prefeito de Cruz das Almas, Orlando Peixoto - Orlandinho, destacou a importância do Seminário. “Esta é uma ideia importante, reunir os 10 municípios e as 17 paróquias, para discussão de políticas públicas. Desejo que esse seminário tenha consequência efetiva e que todos se comprometam com o exercício da cidadania com a participação nos diversos conselhos e junto às câmaras e prefeituras. É muito importante esse trabalho junto com a Igreja para melhoraria da qualidade de vida da população do Recôncavo”, disse.


Diversas autoridades políticas compareceram ao Seminário, como os prefeitos Orlando Peixoto, de Cruz das Almas, Marcelo Pedreira, de Governador Mangabeira e Abel Silva, de Cabaceiras do Paraguaçu. O Vice-prefeito de Sapeaçu, Ramon de Sena, o presidente da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, Renan de Romualdo. A vereadora Ana Cristina de Cachoeira, o vereador Dr. Cói de Governador Mangabeira, dentre outros.


Escola de Fé e Cidadania



O Jornalista Mário Jorge e o Pe. Hélio Vilas-Boas apresentaram o projeto da Escola de Fé e Cidadania

Após as discussões, foi lançado o projeto da “Escola de Fé e Cidadania”, como ação concreta da Diocese para a CF 2019. A Escola será realizada no CTL de Acupe, nos últimos finais de semana de cada mês e visa animar e orientar a participação dos leigos nos diversos espaços sociais, principalmente no campo da cidadania e das políticas públicas. As inscrições estão abertas nas paróquias e a abertura da Escola será realizada no dia 31 de março às 14 horas.





0 visualização
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.