top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Diocese de Cruz das Almas promove a 5ª Assembleia Diocesana de Pastoral


Assumindo a Convocação do Papa Francisco em sermos uma Igreja Sinodal, na Comunhão, Participação e Missão, a Diocese de Cruz das Almas promoveu nos dias 04 e 05 de novembro, a 5º Assembleia Diocesana de Pastoral, no Centro de Formação e Espiritualidade Dom Helder Câmara, em Acupe.


Padres, diáconos, seminaristas, religiosas, coordenadores diocesanos de pastorais e movimentos, coordenadores paroquiais reuniram-se com o Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, para discutir e aprovar o Primeiro Plano Diocesano de Pastoral que irá nortear as iniciativas evangelizadoras, missionárias e de pastoral da Diocese.


A assembleia iniciou na tarde da sexta-feira, com a Santa Missa presidida por Dom Tourinho e concelebrada pelos sacerdotes diocesanos.


O bispo fez um apelo em relação ao Plano Pastoral, para que ele não seja um amontoado de papel engavetado e que tenhamos presa para colocá-lo em prática.

Após o jantar deu inicio a primeira plenária, onde Dom Tourinho apresentou de forma geral o Plano de Pastoral que chegou à assembleia com diversas contribuições das paróquias, pastorais e movimentos, na etapa de consultas.


Segundo dia


As atividades do segundo dia iniciou com a Celebração Eucarística presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Padre Antonio Rebouças. Após o café da manhã, começou a segunda plenária e com apresentação das 10 Comissões contempladas no Plano de Pastoral.

Em seguida foram divididas as equipes de acordo com as comissões para discutir, avaliar e contribuir com o plano. Logo após, um representante de cada equipe apresentou as colocações abordadas no diálogo.




Primeiro Plano Diocesano de Pastoral


O plano está fundamentado no Diretório Geral das Ações Evangelizadoras- DGAE, no qual apresenta pilares para a evangelização: Pilar do pão, caridade, palavra e da ação missionária e no documento de Aparecida e os dois eixos: Comunidade e Missão.


São dez comissões da dimensão missionária adotadas pela Diocese de Cruz das Almas:

1ª - Ministérios Ordenados e Vida Consagrada.

2ª - Laicato

3ª - Vida e Família

4ª - Comunicação

5ª - Juventude

6º- Dízimo

7ª -Educação

8ª- Ecumenismo e Diálogo inter-religioso

9ª- Cultura e Bens

10 - Doutrina da Fé e Comissão Teológica


De janeiro a abril foram feitas as analises das principais fontes que foram as prioridades das assembleias anteriores. O documento foi apresentado primeiro ao clero e depois as pastorais. E teve a participação de toda a Igreja particular.


Ao final da assembleia, o documento foi aprovado e segue para redação final. O objetivo e que seja lançado no próximo ano, dentro das comemorações dos 5 anos da criação da Diocese de Cruz das Almas.





Fotos: Diácono Alan Bacelar

189 visualizações

Comments


bottom of page