top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Diocese de Cruz das Almas lança Plano Diocesano de Pastoral

Atualizado: 12 de abr. de 2023



A Diocese de Cruz das Almas lançou na quinta-feira santa (6), o primeiro Plano Diocesano de Pastoral. O documento foi entregue solenemente a todo o clero, religiosas e representantes dos conselhos paroquiais, durante a Missa dos Santos Óleos e da Renovação das Promessas Sacerdotais, realizada na Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Na oportunidade, também foi entregue aos fiéis a primeira Carta Pastoral de Dom Antonio Tourinho Neto, alusiva aos 5 anos de instalação da Diocese.


O Plano de Pastoral foi elaborado com o intuito de ser um referencial para o planejamento e ações pastorais em nossa Igreja Particular. O projeto contou com a participação e colaboração do clero, religiosos e fiéis leigos de todas as paroquias e comunidades eclesiais.



"É um documento fruto dos cinco anos de caminhada, tomando como bússola as conclusões das assembleias diocesanas e suas prioridades, assumidas durante este primeiro tempo da Diocese", disse Dom Antonio Tourinho.

Segundo o Bispo, o Plano de Pastoral encontra-se em total comunhão com o Concílio Vaticano II, com as orientações do Documento de Aparecida e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023, que ressaltam o propósito de evangelizar um Brasil cada vez mais urbano, em comunidades eclesiais missionárias, cuidando da Casa Comum.


Sobre o Plano de Pastoral


O Plano Diocesano de Pastoral apresenta pistas de ação para a evangelização integral na Diocese de Cruz das Almas, contemplando a realidade local, os aspectos cultural, econômico, social e religioso da circunscrição eclesiástica, bem como, as necessidades pastorais, missionárias e evangelizadoras que reclamam por iniciativas urgentes.


O Plano está estabelecido sob dois eixos: "Comunidade e Missão" e adota quatro urgências pastorais: PALAVRA – Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica; PÃO – Liturgia e

espiritualidade; CARIDADE – Serviço à vida plena; AÇÃO MISSIONÁRIA – Estado permanente de missão.


Além disso, foram eleitas dez comissões prioritárias, com ações a serem desenvolvidas no âmbito de paróquia, forania e diocese: Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Laicato, Vida e Família, Comunicação, Juventude, Dízimo, Educação, Ecumenismo e Diálogo inter-religioso, Cultura, Doutrina da Fé e Comissão Teológica.



Texto: Mário Jorge / PASCOM

Fotos: Wesley Nascimento / PASCOM







174 visualizações

Σχόλια


bottom of page