• Pascom Diocesana

Diocese de Cruz das Almas celebra aniversário de instalação

Atualizado: Fev 7




Nesta quinta-feira, 28 de janeiro, a Diocese de Cruz das Almas completou 3 anos de sua fundação. A comemoração do aniversário foi realizada com a Santa Missa na Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, e concelebrada pelo clero diocesano.


Dom Antonio Tourinho destacou que a Diocese do Recôncavo foi pensada e preparada por um longo período de 40 anos, e que é preciso agradecer a Deus por este projeto inspirador.


Em sua reflexão, o Bispo ainda ressaltou a responsabilidade de todos na construção desta Igreja particular. “Somos a primeira geração da Diocese e fomos constituídos pelo Senhor como as pedras alicerces da obra. A nossa meta deve ser a transmissão de um legado de santidade às gerações futuras, lembrados que quando o alicerce é bem construído sobre a rocha perdura para sempre”, disse.


O Bispo ainda agradeceu o trabalho realizado pelos padres, diáconos e leigos durante esses três anos, especialmente nesse tempo de pandemia, por se fazerem presentes e solidários a dor das pessoas, prestando assistência religiosa-espiritual e material, principalmente aos mais vulneráveis. “Em toda Diocese foram e continuam sendo inúmeras as iniciativas promovidas em favor das pessoas reclusas em casa e as atingidas direta ou indiretamente pela pandemia do Covid-19", afirmou.


Em razão das medidas restritivas provocadas pela pandemia, a presença dos fiéis foi limitada a 150 pessoas. A Celebração contou com a presença de representantes das pastorais diocesanas, religiosas e também de autoridades municipais. A Missa festiva foi transmitida pela Rádio Excelsior Recôncavo e pelo YouTube da Diocese.


ANO DE SÃO JOSÉ



A Santa Missa também marcou a abertura oficial do ano dedicado a São José na Diocese de Cruz das Almas. Ao fim da Celebração foi apresentado o Decreto Diocesano sobre a celebração e vivência do Ano especial, convocado pelo Papa Francisco, para celebrar os 150 anos da proclamação do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica. A imagem de São José, da Paróquia São José da Coplan, foi entronizada e incensada. Os fiéis acompanharam com cânticos e orações.


SOBRE A DIOCESE




​A Diocese de Cruz das Almas foi criada pela Santa Sé no dia 22 de novembro de 2017 pela Constituição Apostólica “Ut Crescat” do Papa Francisco. Localizada no Recôncavo da Bahia, foi desmembrada do território da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Sua instalação foi realizada no dia 28 de janeiro de 2018 durante Celebração Eucarística presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Anielo. A celebração realizada na Praça Senador Themistocles reuniu milhares de fiéis, Arcebispos, Bispos, Padre, diáconos e religiosos de várias partes do Brasil. Na ocasião, Dom Antonio Tourinho Neto tomou posse como primeiro Bispo Diocesano.


Com população estimada em 324.392 habitantes e uma área de 2.409 km2, a Diocese de Cruz das Almas tem como padroeira, Nossa Senhora do Bom Sucesso, e é composta por 17 paróquias, 185 comunidades e 10 municípios. O clero diocesano é formado por 18 padres incardinados, 1 padre Missionário Fidei Donum, 4 padres com uso de ordem, 21 diáconos permanentes e um diácono transitório.




Confira abaixo fotos e vídeo produzido pela Pascom:








198 visualizações0 comentário
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.