top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Diocese celebra 5 anos de instalação

Com solene Celebração Eucarística, a Diocese de Cruz das Almas celebrou os 5 anos de instalação e posse de seu primeiro Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto. A celebração foi realizada na Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso na manhã do sábado, 28 de janeiro, presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha e contou com as presenças de Dom Dirceu Madeiros, Bispo da Diocese de Camaçari, Dom Dorival Barreto, Bispo Auxiliar de São Salvador, do clero diocesano, religiosas e fiéis das paróquias da Diocese.



No inicio da celebração, Dom Tourinho ressaltou os caminhos trilhados para instalação desta Diocese, um sonho de 40 anos que foi concretizado pelo Papa Francisco em novembro de 2017, erigindo essa Igreja Particular no Recôncavo da Bahia. Como primeiro Bispo Diocesano, agradeceu o esforço dos bispos, padres, diáconos e dedicados leigos que com empenho e esforço, trabalharam para concretização deste sonho.



Dom Sergio falou da alegria do convite do Bispo Diocesano para presidir essa solenidade e como Arcebispo da Igreja Primacial do Brasil disse que se sentiu honrado em participar da celebração dos 5 anos da "filha mais nova" da Arquidiocese de São Salvador.


Diocese de Cruz das Almas

A Diocese de Cruz das Almas tem como padroeira Nossa Senhora do Bom Sucesso. Teve sua instalação em 28 de janeiro de 2018, no mesmo ato, tomou posse o seu primeiro Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto.


A Diocese é composta por 17 paróquias, 185 comunidades em 10 municípios. Tem uma emissora de rádio, a rádio Excelsior Recôncavo, sediada em Cruz das Almas e um Santuário Dioceseno, de Santo Antonio de Sant'Anna Galvão, Frei Galvão, que fica no Distrito de Belém da Cachoeira, local que abrigou o Seminário dos Jesuítas, onde estudou por cerca de 4 anos, o primeiro santo brasileiro.




201 visualizações

Comments


bottom of page