Cruz das Almas: Rádio Excelsior Recôncavo inicia transmissão em FM 102,7

A Missa presidida por Dom Tourinho, nesta quarta-feira (20), na Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso, marcou a inauguração da transmissão da Rádio Exclesior Recôncavo e sua programação na nova sintonia 102,7 em sinal FM.

Missa na Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso

Sacerdotes da Diocese, comunicadores, autoridades políticas, e ouvintes da emissora, participaram deste momento histórico de migração do sinal AM para o FM.

Durante sua reflexão, o Bispo Diocesano ressaltou o papel do rádio na evangelização, apontando que o novo sinal FM vai contribuir na missão evangelizadora da nova Diocese. “Hoje existem muitas montanhas para falar ao povo de Deus. Através das diversas antenas a palavra de Deus entra em cada lar. A Igreja é comunicadora por excelência, porque sua primeira missão é comunicar a Boa Notícia que é Jesus Cristo”, disse.

Após a missa, foi realizada uma mesa redonda no Auditório da Catedral, composta por Dom Tourinho, pelo Prefeito de Cruz das Almas, Orlandinho, pelo Diretor da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, José Trindade, e pelo Diácono Alan Bacelar, novo diretor da emissora.

Em seu pronunciamento, José Trindade, da Rede Excelsior de Comunicação, ressaltou a importância desta mídia Católica presente no Recôncavo, o que proporciona um diálogo com a identidade e as especificidades locais. “Essa é uma voz própria da Diocese, é importante que o povo participe para ajudar em sua construção”, incentivou.

Em seguida, o Jornalista Edmundo Filho, Coordenador de Rádio do Governo do Estado da Bahia, apresentou a palestra “O Futuro do Rádio – Mídia Local e Interativa”. No auditório repleto de comunicadores de diversos veículos da região, o Palestrante abordou sobre o papel do Rádio e os desafios no processo de avanço das tecnologias. Edmundo Filho, fez uma ampla abordagem sobre as características da comunicação no rádio apresentando estratégias para vínculo dos comunicadores com os seus ouvintes e para que o veículo cumpra seu papel social.

O ato foi prestigiado pela Vereadora Ana Cristina de Cachoeira, pelos vereadores de Cruz das Almas, Oswaldo da Paz e Roberto Câmara, pelo Vice-Prefeito, Max Passos e pelo Prefeito de Cruz das Almas, Orlando Peixoto Pereira Filho.

A Rádio Excelsior Recôncavo

A Rádio Excelsior Recôncavo FM 102,7 é a antiga Rádio Alvorada AM. Pertence a Diocese de Cruz das Almas e integra a Rede Excelsior de Comunicação. Com olhar no futuro a emissora oferece ao público ouvinte uma programação dinâmica e interativa, focada em valores do município de Cruz das Almas, seu entorno e todo Recôncavo baiano. A direção geral da emissora está à cargo do Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto. A Excelsior Recôncavo opera em comunhão com a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela.

Mário Jorge - PASCOM