• Pascom Diocesana

Com o tema “Alegria do Amor na Família”, Simpósio Diocesano da Família foi realizado neste domingo

Atualizado: Ago 5


Simpósio Diocesano, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Iniciando o Mês Vocacional, celebrado neste mês de agosto pela Igreja Católica, neste domingo (1º), na Matriz de Nossa Senhora do Rosário, aconteceu o Simpósio Diocesano da Família, com o tema proposto para a Semana da Família 2021, “Alegria do Amor na Família”, organizado pela Pastoral Familiar Docesana.

A programação iniciou com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antonio Tourinho Neto e concelebrada pelo Pároco Cônego Hélio Vilas-Boas. Em sua homilia o Bispo ressaltou a importância da semana dedicada às famílias, “a semana Nacional da Família é um instrumento valioso, colaborativo para fazer com que as pessoas experimentem que o evangelho é alegria, só o evangelho pode preencher os corações em tempos tão sombrios”, disse.


Programação


Conforme a programação, ocorreu os testemunhos do amor na família, com membros que integram a Pastoral da Família da Diocese de Cruz das Almas.

Dando continuidade à programação, foi apresentado um vídeo com o Bispo Diocesano de Rio Grande e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers dirigiu um momento de oração e consagração da Família a Jesus, Maria e José.

Na oportunidade, foi apresentado o subsidio “A Hora da Família”, lançado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), que serve de auxílio no processo de evangelização das famílias.

Estiveram presentes no Simpósio os casais que fazem parte da coordenação da pastoral da Família.


Temática

Facilitadores, Diácono Fábio e Manuela

Os coordenadores diocesanos da Pastoral da Família: Jorge Silveira e Yara, acolheram os participantes e reafirmou a importância da Pastoral com agente evangelizador das famílias como projeto de Deus.

O Simpósio teve como temática “o Amor acolhe, acompanha, discerne e integra (MT,18,10-20), e teve como facilitadores o Diácono Fábio e Manuela, da cidade de Santo Amaro.

Durante a sua fala o diácono reforçou a ideia que a Igreja tem que ser acolhedora, que todas as famílias que já sofrem com as mazelas do mundo possam buscar na Igreja um refúgio, “o Papa vai fazer um alerta para a Igreja que mesmo as famílias enfrentando muitos desafios, que a igreja não imponha ainda mais peso para essas famílias que já sofrem com as mais variadas realidades”, enfatiza.


Semana Nacional da Família


A semana Nacional da família será realizada na segunda semana, com início no Dia dos Pais. Neste ano, será de 8 a 14 de agosto.

Com o tema “Alegria do amor na família”, o intuito é celebrar o Ano Família Amoris Laetitia, iniciado no mês de São José, é a motivação de um ano especial convocado pelo Papa Francisco.


Fotos e Transmissão

Devido a pandemia da Covid-19, o simpósio teve um público reduzido, mas foi transmitido pelo canal do Youtube da Diocese de Cruz das Almas, com o apoio da Pascom Diocesana e pela Rádio Excelsior Recôncavo FM.




Fotos: Diácono Alan Bacelar


0 comentário