• Pascom Diocesana

Cachoeira: Solene Te Deum é celebrado em memória aos Heróis da Independência

Na manhã de terça-feira (25), foi realizado na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Cachoeira, o Solene Te Deum. A Celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antonio Tourinho Neto.


Te Deum em Cachoeira - Ba

O Te Deum é um canto litúrgico que é celebrado há 196 anos em Cachoeira no dia 25 de junho, como forma de homenagear os heróis que participaram das batalhas de 1822 que resultou na libertação baiana do domínio português, em 2 de julho. "É um hino de de louvor a Deus que se atualiza na história, recordando aquele cântico de exaltação elevado a Deus por tão grande vitória", disse Dom Tourinho.


Em reconhecimento a essa conquista que é considerada o primeiro passo para a independência do Brasil, nesta data, pelo 11º ano consecutivo a cidade torna-se Capital do Estado da Bahia, por um dia.



Neste ano, a Celebração do Te Deum foi marcada pela primeira visita oficial do Bispo de Cruz das Almas à cidade que é considerada Heroica e Monumento Nacional.


Autoridades políticas municipais, do Estado e da União participaram do Ato Litúrgico que atualiza os ideais de independência e liberdade do povo cachoeirano. O Pároco, Padre Hélio Vilas-Boas e o Diácono Alan Bacelar participaram da celebração.


Após o Te Deum foram realizados outros atos cívicos como parte das comemorações dos 196 anos da Independência de Cachoeira.

158 visualizações
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.