• Pascom Diocesana

Bispo Diocesano ordena 11 Diáconos Permanentes para Diocese de Cruz das Almas

Atualizado: 30 de Dez de 2019



Após um período de formação de quatro anos na Escola Diaconal São Lourenço foram ordenados neste sábado (28), Festa dos Santos Inocentes, 11 novos diáconos permanentes pela imposição das mãos de Dom Antônio Tourinho Neto. A Solenidade realizada na Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso foi concelebrada pelo clero diocesano e contou com a presença de sacerdotes e diáconos das (Arqui)dioceses de São Salvador, Camaçari e Olinda e Recife (PE), além de seminaristas, religiosas e autoridades civis.


Homilia


Em sua mensagem Dom Antonio Tourinho afirmou que diaconato significa serviço e que os novos diáconos devem ser homens da palavra, da caridade, da verdade e defensores da vida. "Olhar para vocês é como olhar para Jesus Diácono em vocês. Servir é atitude de estar sempre perto dos que sofrem e assim transmitir o sinal do amor de Deus, uma Igreja que não vive para servir aos pobres não serve para ser Igreja", disse o Bispo.


Dom Tourinho agradeceu às esposas dos diáconos pelo consentimento para que seus cônjuges recebessem o sacramento da ordem no grau diaconal e falou da importância do testemunho: "A Igreja precisa de pessoas como os senhores: homens casados, testemunhas, exemplos de esposos e pais". O Bispo disse ainda que aposta no trabalho dos diáconos na promoção social da Diocese: " O diácono dar testemunho do amor misericordioso de Deus, como Bispo, eu aposto nos senhores".


Rito

Após o Evangelho, deu-se início o rito de ordenação. O rito é composto por 4 momentos: A eleição dos Candidatos e o propósito dos eleitos, Ladainha de todos os Santos, Imposição das Mãos com a prece de ordenação e entrega do Evangelho com o abraço da Acolhida.




Agradecimento

"Eu, porém estou no meio de vós como aquele que serve!" (Lc 22,27). Após apresentar o lema de ordenação escolhido pelos eleitos, o neo-diácono Marivaldo de Araújo Santana iniciou os agradecimentos em nome dos demais diáconos. Agradeceu à Escola Diaconal São Lourenço, na pessoa do coordenador Pe. Antônio Rebouças, aos formadores, ao Bispo Diocesano, às esposas, familiares e aos respectivos párocos.



Diáconos Permanentes




Cecílio José Moreira - Paróquia Nossa Senhora da Purificação (Santo Amaro)

Edilon Jorge de Jesus Paz - Paróquia São João Batista (Cabaceiras do Paraguaçu)

Hélio Barbosa Souza - Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso (Cruz das Almas)

Fábio Valentin R. Viana - Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Santo Amaro)

Jerry dos Santos Queiroz - Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Cachoeira)

Luciano Araújo de Almeida - Paróquia Senhor Deus Menino (São Félix)

Márcio das Dores Mascarenhas - Paróquia São Pedro do Monte (Muritiba)

Marivaldo Araújo de Santana - Paróquia Nossa Senhora da Purificação (Santo Amaro)

Pedro Alcântara - Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Gov. Mangabeira)

Ricardo Santana dos Santos - Paróquia São José (Cruz das Almas)

Sidney Santiago da Silva - Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso (Cruz das Almas)


Diaconato


Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia; distribuir a Comunhão; assistir ao matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade” (Catecismo da Igreja Católica, 1570).


Fotos: Mário Jorge/PASCOM








310 visualizações
LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.