"Chega de Lockdown em nossas comunidades". Dom Antonio Tourinho Neto pediu o retorno das atividades nas paróquias.
A Diocese de Cruz das Almas promoveu sábado (7) a terceira Assembleia de Pastoral, no Santuário de Frei Galvão, na Vila de Belém, em Cachoeira. O encontro contou com a presença do Bispo Diocesano, padres, diáconos, religiosos, seminaristas e representantes de movimentos e pastorais.
Durante a Assembleia foi realizada uma reflexão da caminhada das paróquias e pastorais diante do contexto da pandemia do novo coronavírus e apresentada as Santas Missões como prioridade para o biênio 2021 – 2022, preparando a Diocese para a celebração dos cinco anos de ereção em 2023. "Como Igreja Diocesana, temos o olhar voltado para os dois eixos das Diretrizes Gerais: COMUNIDADE E MISSÃO", disse Dom Tourinho. O projeto das Santas Missões populares foi apresentado por missionários redentoristas.
Os encaminhamentos para elaboração dos diretórios pastoral, litúrgico e catequético foram apresentados pelas comissões responsáveis.
O encontro foi encerrado por Dom Antonio Tourinho Neto, com um apelo para que todos, diante do desafio da Covid-19, abracem a proposta de uma "Igreja em saída, como é o desejo do Papa Francisco".
O Bispo Diocesano pediu que as paróquias retomem suas atividades, tomando todos os cuidados necessários, pois, segundo ele, o povo já foi privado demasiadamente de assistência espiritual. "Exorto as paróquias a voltarem às práticas das celebrações, dos encontros, das reuniões, das visitas missionárias etc. É Claro, com prudência, cuidados necessários, higienização dos ambientes, cautelas, seguindo sempre as normas impostas pelas autoridades públicas de saúde. Chega de “Lockdown” em nossas comunidades".
Veja o discurso completo aqui.
Commentaires