A exortação e orientação do Papa Francisco a todos os cristãos católicos
em preparação ao Jubileu
O Santo Padre, o Papa Francisco, estabeleceu 2024 como o “Ano da Oração” para toda a Igreja Universal, em preparação ao primeiro jubileu do Terceiro Milênio que será celebrado em 2025.
Em razão do Ano da Oração, o Bispo Diocesano Dom Antonio Tourinho Neto escreveu carta aos diocesanos, dando sugestões de momentos celebrativos para vivermos na Diocese este ano preparatório para o Jubileu:
Baixe aqui
CARTA DO BISPO DIOCESANO
ANO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU EM NOSSA DIOCESE
Prezados diocesanos,
O ano de 2024 é o ano de preparação para o Jubileu do Ano Santo que acontecerá em 2025. Toda a Diocese é convocada a abraçar as propostas concretas para que vivamos este tempo da graça do Senhor. Propostas essas que podem muito contribuir com o crescimento individual e comunitário na vida de oração de cada fiel e das nossas comunidades. Façamos das nossas paróquias verdadeiras escolas de Oração!
1. A primeira proposta é o incentivo à Leitura Orante da Palavra de Deus de forma pessoal e comunitária. É preciso, para o bom êxito, que haja em todas as comunidades formação para agentes multiplicadores de como rezar bem com a Sagrada Escritura.
2. Adoração Eucarística semanal nas matrizes e capelas, de preferência às quintas-feiras, com os nossos templos abertos o dia inteiro, para que proporcionemos uma participação maior de fiéis.
3. Catequese sobre a oração nas festas dos padroeiros e em outras ocasiões propícias, utilizando a 4ª parte do Catecismo da Igreja Católica (sobre a Oração cristã). Também sugiro usar as catequeses do Papa Francisco sobre a oração (6 de maio de 2020 à 17 de março de 2021) e dos livretos sobre oração, confeccionados pelo Dicastério para a Evangelização, publicados pelas Edições CNBB.
4. Retiro anual paroquial sobre o tema da oração, servindo-se mesmos textos citados acima.
5. Vigílias Eucarísticas programadas para a véspera de Pentecostes; dia de Corpus Christi etc. Irmandades, Associações e Movimentos eclesiais também poderão organizar suas Vigílias.
O Ano de Oração é, sem dúvida, um tempo propício para nos capacitarmos e vivermos com sinceridade e alegria o Ano Jubilar de 2025. Que Deus nos abençoe e nos anime, e que a nossa Diocese seja, a cada dia, peregrina da Esperança rumo ao Reino Definitivo.
Dom Antonio Tourinho Neto
Bispo Diocesano
Oração do Jubileu
Junto ao Papa Francisco, rezaremos em todo o ano de 2024 a oração do Jubileu 2025:
Pai que estás nos céus,
a fé que nos deste no
teu filho Jesus Cristo, nosso irmão,
e a chama de caridade
derramada nos nossos corações pelo Espírito Santo
despertem em nós a bem-aventurada esperança
para a vinda do teu Reino.
A tua graça nos transforme
em cultivadores diligentes das sementes do Evangelho
que fermentem a humanidade e o cosmos,
na espera confiante
dos novos céus e da nova terra,
quando, vencidas as potências do Mal,
se manifestar para sempre a tua glória.
A graça do Jubileu
reavive em nós, Peregrinos de Esperança,
o desejo dos bens celestes
e derrame sobre o mundo inteiro
a alegria e a paz
do nosso Redentor.
A ti, Deus bendito na eternidade,
louvor e glória pelos séculos dos séculos.
Amém
Comentarios